“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

05 maio 2006

Este sim, um "choquesito".

No final do Conselho de Ministros de hoje, o ministro da Presidência - Pedro Silva anunciou a aprovação do programa "legislar melhor", inserido no tão badalado ("Portugal") Simplex.
Entre o conjunto de diplomas que suportam aquele programa, há o destaque para o primeiro verdadeiro choque tecnológico (este sim, racional): "serviço público no acesso universal e gratuito ao Diário da República, a partir de 1 de Julho".
No entanto, convém "ver para crer" já que nestas coisas da gratuidade não "há bela sem senão"...
Pois não se iludam, porque acesso universal e gratuíto não significa ilimitado.

9 comentários:

Terra e Sal disse...

Caro Migas:
Reconheça que este governo é mesmo de "choques".

Longe vão os tempos em que o "Santana" nos fazia rir a todos, e todos os dias.
Tenho saudades...

As suas medidas, os seus "choques" neste país na agonia da morte, brindava-nos ele sempre, com aquele seu ar bem disposto.

Talvez por ser um noctívago, eu também gosto da noite, acho que os noctívagos são gente bem disposta, eu por azar tenho de trabalhar...

Bem, naquela altura também não havia o "Circo das Celebridades"!
É que todos os dias tinhamos "malabarismos" e "palhaçadas" e devemos confessar,todos nós, acho que no fundo "adoravamos".

Não vê o que se passa com Valentins, Felgueiras, Isaltinos e C.ª?
Eu acho que são remanescentes desses "velhos" tempos.
No fundo, somos gente alegre, e gostamos é de "batuque"e futebois.

Acho que é por estarmos tão pertinho de África.
Aliás, está provado que a nossa génese é africana.

Depois e para não perder o fio à meada, quando o "Santana" como medida de fundo queria descentralizar os Ministérios?
Lembra-se?
Velhos tempos...

Bem, nessa altura ainda não havia o choque tecnológico, temos de admitir.
É um facto que ao contrário do que dizem, insisto, somos um povo mesmo alegre.

Mas isso lendo-se um bocadinho compreende-se.
Somos um país de temperaturas amenas, e não vai faltar muito elas vão passar a ser "quentes" mesmo, e depois então é que vai ser.

Olhe que ainda havemos de combinar nessa altura, irmos beber uma cachaça, sei lá, talvez ao "Augusto", já que depois vamos dispensar os "pregos"

E já reparou?
Há algum país no mundo que sendo "quente", seja simultaneamente "mexido"?
Eu não conheço, se souber de algum diga-me.
Mas sem querer quando dou por ela estou a fujir do assunto, sou sempre o mesmo, o que vale é que você já me conhece...

E quando ele começou a tomar medidas (de choque ou de fundo) e queria mudar os ministérios, disse cá para mim:

O Ministério da Marinha ainda vem parar ali a Sarrazola, nessa altura ainda não se falava na Pista de Remo com o entusiasmo que agora tem.

E se pensar bem vai reconhecer que ali em Sarrazola até nem ficava nada mal um Ministério.

Meu Caro Migas:
Custa-nos a todos, eu sei,mas saímos das trevas em que estavamos mergulhados,reconheça.

Estavamos num purgatório até divertido, é verdade, mas o inferno de vida que iríamos ter estava mais perto do que pensa.

Reconheça também que este homem (primeiro-ministro) é pessoa de coragem, um verdadeiro patriota, e não me venha dizer que a oposição o contesta nos factos de monta, porque não o faz, você, todos nós, sabemos disso.
Portanto reconhecemos-lhe a razão.

Embora com uma "catadura" diferente do Senhor Presidente da República ( mas não julgue que é fresco de aturar quando lhe chegam os azeites) acho que formam uma dupla e que querem seriamente um trabalho digno para o país.

Embora o P.R. quando ainda era "aspirante" na "escola" da política, tenha dado muitas "baldas" que nos dias de hoje nos estão "atrofiar".
Dava-lhe exemplos, mas aqui não é o sítio certo.

Acredite que um dia a sua filha vai agradecer o trabalho que ele vai fazer, e compreender os sacrifícios que você teve de suportar.
Acho que todos os nossos filhos vão compreender isso.

E nós, olhe, vamos resmungando aqui pelos cantos, e por onde podemos, mas temos de aguentar, já que não há outra saída neste túnel em que estamos metidos e a luzinha da saída está ainda bem longe.
Perdoe a "manada" de caracteres"

Um abraço
Terra & Sal

Anónimo disse...

Caro Miguel,

Só uma informação: Já existe acesso gratutito ao Diário da República por via electrónica,embora limitado a um certo período de tempo.

Jorge Ferreira

Anónimo disse...

O terra e sal mais parece um terra e lodo.
Ernesto

PSousa disse...

Já devia de ser gratuito e púbico a muitos anos, mas enfim como estamos atrasados em tudo, mesmo nos que governam este pais, pois esses são os piores...

Miguel aconselho-o a ver a promiscuidade que existe entre governantes e a galp em Bancada Directa...

Abraço amigo

Anónimo disse...

gratuita.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Jorge Ferreira
O acesso que gratuitamente existe para além da questão do tempo, é extremamente limitado na sua utilização.
Embora reconheça que essa limitação, em Julho, possa não ser tão diferente como as pessoas pensam.

Migas (miguel araújo) disse...

Amigo Terra & Sal
Já tinha algumas saudades desta prosa. Sabe perfeitamente que as limitações neste meu espaço, não estão relacionadas com as "resmas" de caracteres, nem a pluralidade de opiniões, desde que respeitosas e democráticas.
Daí que em primeiro lugar desculpe a pequenez de argumentação do visitante Ernesto (tem que aparecer sempre um).
Qunado se mudam os tempos, mudam-se as vontades e, obviamente, a nossa forma de olhar a vida que nos rodeia (e a outra mais distante).
Claro que para muitos renasceu a luz e a esperança, para outros caminhamos para o obscuro e para as trevas.
É por esta visão bipolar da vida que, como se costuma dizer "o mundo não tomba", está equilibrado.
Atrevo-me a referir-lhe que comparações nunca foram a minha forma de estar. Não tenho que me preocupar se Socrates é mais ou menos alegre que Santana Lopes, se tem mais ou menos piada (e percebi o sentido figurado).
O que me preocupa é que sempre que existem eleições em Portugal, venha alguém mostrar-se alternativa capaz e, quando no poder, continua a gestão controversa, irreal e incapa de trazer portugal do fundo da europa (tantas vezes ultrapassado pelo mais recém chegados).
O que me preocupa mais, e acredite de forma desenraizada partidariamente, mas, como já reparou, bem sólida nas convicções de base, é o dia-adia, a realidade no momento e no tempo.
E essa, neste momento, parace-me longe dum país real, duma realidade nossa e não em utopias ou planos irracionais, ou ainda, tentativas de cópais de realidades e sociedades bem distintas da nossa (p.ex. Finlândia).
Mas permita-me que lhe diga... apesar do quadro negro, e quem me conhece pessoalmente pode-o confirmar, sou um pouco a forma viva do velho ditado: "pobrete, mas alegrete".
Bem haja
Um abraço

Anónimo disse...

Caro Miguel:portanto a notícia é Governo aprofunda acesso gratuito ao DR... e não acesso passará a ser gartuito, como a propaganda do ministro da propaganda tentou vender.JF

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Jorge Ferreira
Perfeita a correcção.
É isso mesmo.
Abraço