“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

05 maio 2006

Fazer o Amor...

Para além da controversa situação sustentável (ou não!) da Segurança Social, que, como é óbvio, não passa apenas pela questão das pensões, mas por toda uma assombrosa máquina subsidiária, o Primeiro Ministro vem lançar mais uma medida governativa bombástica.
Já tínhamos "das duas três" medidas conflituosas para as reformas (aumentar a idade produtiva, ou aumentar a penalização pela antecipação da reforma, ou ainda aumentar a carga dedutiva mensal).
Agora...
Expliquei-me com se eu fosse...
Penalização através do agravamento da dedução da taxa social única para os casais com um ou nenhum filhos, especialmente jovens (o que, nesta circunstância, felizmente vai deixando de ser o meu caso), como forma de combater a baixa taxa de natalidade.
Para quem "dar o nó" afigura-se uma equação matemático-financeira de difícil resolução - taxa de juros de empréstimo altíssimas; custo das habitações extremamente elevados; mensalidades de infantários, creches e amas de "bradar aos céus" (mesmo os "céus" das de solidariedade social normalmente associadas à Igreja); pediatras; roupas; alimentação; medicação; escola; etc. - resta de facto motivação e incentivos suficientes (principalmente com o incentivo derivado do chamado "abono de família") para uma procriação à "boa moda antiga" (por exemplo, os meus queridos avós paternos: 13 filhos).
Para cúmulo, só falta mesmo vermos o governo a "arrombar" as embalagens e a fazer um furinho nos preservativos.
Quem sabe... quem sabe!

Sem comentários: