“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

08 maio 2006

As "obras de mafra" aveirenses

Muitas das pessoas que conheço (alguns familiares) sempre que visitam Aveiro, mostram-me a sua admiração e prazer que lhes dá a entrada na nossa cidade pelo lado oeste (rotunda do marnoto), com vista para o Rossio.
São as palmeiras, os moliceiros, o canal...
Recentemente, a abertura do ponto que, provavelmente, resultará na principal entrada na cidade - a rotunda da "policlínica" (e curiosamente ainda por "batizar" oficialmente), para além da questão da sinistralidade gerada pela incúria e falta de civismo automobilístico (mais do que qualquer erro de concepção da rotunda), transformou-se num cartão de visita de Aveiro, sem côr, sem brilho, frio e descaracterizado.
A acessibilidade é um dos aspectos fundamentais para o desenvolvimento sustentado duma cidade ou região.
Não o é menos a capacidade de tornar essa acessibilidade atraente e verdadeiramente acessível.
O que se assiste, hoje, é a uma zona completamente descaracterizada, com acessos por continuar que impedem uma mobilidade coerente e racional.
Faltam as ligações na zona da nova estação, a ligação a Esgueira e as várias ligações à Alameda da Forca.
Falta urbanizar, esperendo-se de forma equilibrada e com qualidade urbanística.
A questão principal é que... FALTA! (e muito).

4 comentários:

Anónimo disse...

A rotunda da "policlínica" já é conhecida em alguns meios como 2rotunda do queijo". E perguntam voçês. Retunda do Queijo? Exacto, pois tem sempre o rato perto dela.
Cumprimentos.

Migas (miguel araújo) disse...

masg
Eu referia-me à denominação oficial.
Porque alcunhas tem a rotunda já muitas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois é , tem toda a razão; com o Souto toda essas ligações já estariam feitas... O homem não parava e deixou ali um novo bairro estruturado para os próximos vinte anos...

Anónimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»