“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

21 março 2006

Devagar... Devagarinho!

Menos Regiões... Menos Portugal!
Esta ideia muito deficilmente me retiram.
À sombra da proposta e do programa de reforma da Administração Pública (que reconheço que tem e deve ser "reformada", embora possa discordar de alguns procedimentos para que tal seja uma realidade) o Governo vai, paulatinamente - devagar... devagarinho, regionalizando o país.
Sem muitas "ondas", sem dar muito nas "vistas" (polémicas à parte) e sem necessitar de referendar (o que poderia saber a "amargo de boca" - vulgo "azia" entre aqui e a margem esquerda).
E a proposta em estudo não deixa dúvidas: 13 dos 18 governos civis vão ser extintos, como extintos vão ser os seus distritos, o que significa a divisão territorial em cinco Regiões. REGIONALIZAÇÃO!
E nem as actuais regiões de turismo escapam a esta reforma e reestruturação nacional, que passa completamente despercebida à maioria dos portugueses (mesmo a alguns mais responsáveis).
Por mais esforço que seja reconhecido ao novo executivo na Rota da Luz, à a perspectiva de uma nova realidade que tem de ser levada muito a sério: (como aqui já o referi) E AVEIRO?! QUE FUTURO?!
Que peso terá a nossa região no futuro, conhecida a existente incompatibilidade com Coimbra?!
Para onde "caminhará" a GAMA e as actuais Associações de Munícipios?!
Era bom ver aqui os nosso ilustres responsáveis aveirenses (empresas - estado - governo civil - cma - am - partidos e associações) a despir verdadeiramente as suas camisolas políticas, pelo bem de Aveiro.
E o resto do país...
Vamos ter menos Portugal.
Mais dividido entre Litoral e Interior, entre Norte e Sul.
Mais assimétrico, mais bipolarizado economica e socialmente.
E nem as novas acessibilidades ao interior, ainda hoje noticiadas, servirão para disfarçar esta triste realidade. Apenas facilitarão a entrada da vizinha Espanha na nossa realidade cultural, social e económica.
Proponho uma OPA à regionalização!

Sem comentários: