“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

22 fevereiro 2011

Sem verdade... e sem consequência!

É assim, na maior parte das vezes, na política portuguesa. O discurso político, nomeadamente de quem governa, raramente soa a verdadeiro e raramente tem alguma consequência política e social.
Felizmente, já lá vão os tempos em que "com papas e bolos se enganam os tolos". Ou seja, já lá vai o tempo em que o povo era "tolo".
E de demagogia estamos fartos e cansados.
A execução orçamental anunciada pelo Primeiro-ministro, com enorme regozijo, tem o mérito governativo de quê? De espoliar quem trabalha, de estagnar a economia nacional, de aniquilar as perspectivas a milhares de jovens, de lançar mais de 11% da população activa para o desemprego, de aumentar os impostos, de diminuir os benefícios fiscais e sociais?! E isto para quê?!
Para anunciar o aumento das receitas do estado?! Claro que sim... facílimo.
Mas apesar de todo este esforço e austeridade, o que faz o Governo com o dinheiro dos contribuintes?!
Aumenta a despesa do estado em cerca de 1%.
Esta é a verdade... e sem consequência!
Ou quem sabe, a consequência que muitos não desejam: a intervenção e a interferência externas (seja a Europeia, seja a do FMI).
E pelos sinais (audiência do Presidente da República com Teixeira dos Santos, com o Governador do Banco de Portugal, com Durão Barroso, entre outros) não faltará muito.

Sem comentários: