“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

17 novembro 2010

Em flecha...

Segundo os dados difundidos pelo Instituto Nacional de Estatística, durante o terceiro trimestre (Julho, Agosto e Setembro), a taxa de desemprego atingiu o máximo histórico de cerca de 10,9%, correspondendo a perto de 610 mil portugueses sem trabalho.
Sendo este período, por força do período de Verão e do aumento da oferta turística, uma altura em que prevalece o emprego sazonal e temporário, estranha-se que a Ministra do Trabalho tenha referido que o aumento da taxa de desemprego para os 10,9 por cento no terceiro trimestre não implica uma revisão da meta para 2010 e lembrou que o crescimento neste período é habitual. (fonte: Público on-line)
Contrariando esta afirmação e convicção ministerial, o Ministro das Finanças afirmou que "o desemprego é o "problema mais sério" da economia portuguesa" (fonte: DN Economia).
Mesmo que Teixeira dos Santos afirme que o desemprego é uma variável económica que o governo não consegue controlar, é certo que as medidas e as políticas de recessão apresentadas pelo Governo não promovem a justiça social, a equidade, o desenvolvimento económico, o apoio às PME's, o controlo da despesa e encargos sociais.
De outra forma é governar em cima do joelho, na incerteza e no sabor do vento e das circunstâncias.
Isso já deu provas "mais que provadas" que apenas serve para gerar pobreza e insatisfação social.

Sem comentários: