“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

16 dezembro 2009

Foice em seara alheia...

Declaração de interesses: não sou Socialista e não tenho qualquer ligação ao PS local.
Apenas a análise desinteressada de um facto político local.
E os factos são descritos resumidamente Aqui e mais detalhadamente Aqui.
Este factos, tornados públicos, significam que Raúl Martins renuncia à liderança do PS Concelhio e à bancada socialista da Assembleia Municipal.
À parte outros argumentos (eventualmente válidos), é claro que esta situação é o reflexo, principalmente, dos resultados eleitorais das últimas eleições autárquicas, em Aveiro.
É óbvio que na política ninguém é insubstituível.
É óbvio que nos combates políticos, cometem-se erros, ganham-se apostas, perdem-se "batalhas" e ganham-se "guerras".
É óbvio que a prestação de Raúl Martins durante a campanha não está isenta de erros estratégicos, dos quais o próprio, com toda a certeza, não negará (e se pudesse voltar atrás, certamente, faria algumas coisas de outra forma).
Também é um facto que ninguém ou nenhum partido é dono dos votos. Estes representam única e exclusivamente a vontade e as convicções individuais dos cidadãos eleitores.
São, portanto, muitas a avariáveis e os factores que dificilmente os partidos e as campanhas controlam.
Claro que quem souber, no momento, tirar partido dessas realidades terá mais garantias de vencer.
Assim, parece-me ingrato o não reconhecimento do esforço por parte de Raúl Martins em liderar e conduzir os desígnios políticos concelhios do PS em Aveiro. E convém não esquecer que não é destas eleições que o PS em Aveiro se auto-flagelou e se auto-condenou. A degradação política do partido, a sua desfragmentação e vazio, vem desde os resultados (não esperados pelos socialistas aveirenses) eleitorais autárquicos de 2005. Aí sim... nessa altura o PS-Aveiro assistiu "ao início do seu declínio.
É, pois, curioso que exista, no PS de Aveiro, tanta falta de solidariedade política e falta de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, em momentos difíceis e polémicos.
Ganhar é "fácil"... o que "custa" é o reconhecimento do valor da derrota e o saber perder.
Esta realidade socialista de Aveiro, à qual o estado de saúde de Raúl Martins não explica e justifica tudo, faz lembrar a máxima de Churchil: "na oposição encontram-se os adversários... no partido encontram-se os verdadeiros inimigos".
Aveiro precisava de Raúl Martins... pelos vistos o PS-Aveiro entende que não.
Temos pena...

1 comentário:

Anónimo disse...

excelente