“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

13 dezembro 2009

Semana em Resumo VI

Publicado na edição de hoje do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

Nissan-Renault aposta no Concelho de Aveiro
A fábrica de baterias eléctricas da Nissan-Renault ficará instalada no Concelho de Aveiro, na Freguesia de Cacia, aproveitando as acessibilidades, as potencialidades e os benefícios que são oferecidos à empresa franco-nipónica.
A decisão foi, oficialmente, conhecida na terça-feira, em sessão solene realizada em Lisboa e que contou com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, e o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia.
A instalação daquela unidade da Nissan irá permitir, em 2011, a criação de 200 postos de trabalho, e potenciar um claro desenvolvimento no Concelho com a promoção de investimentos e emprego indirecto e associado.

Magalhães “virou” Cabo das Tormentas
Desde o nascimento do projecto e implementação nas escolas do programa e-escolinhas que o “Magalhães” tem sido alvo das mais diversas e distintas interrogações políticas, técnicas e pedagógicas.
É, por demais óbvio, que o desenvolvimento social de hoje assenta, também, numa sociedade enraizada no conhecimento e no progresso tecnológico e científico.
Mas também não deixa de ser um facto que esse desenvolvimento tem de ser estruturado e sustentável, mas principalmente é forçoso que seja, igualmente, equilibrado.
E neste sentido, as interrogações relacionadas com o “Magalhães” são várias e pertinentes, quer do ponto de vista técnico, pedagógico, processual e político.
Foi, neste sentido, que o PSD formalizou um pedido de constituição de uma comissão parlamentar de inquérito à actividade da Fundação das Comunicações Móveis (associada ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações), sobre a qual recaem as suspeitas de utilização de “saco azul” e de incumprimento processual na escolha, sem concurso, da empresa JP Sá Couto como única entidade para o fornecimento dos computadores Magalhães.
Além disso, a revista Visão, alertava, esta semana, para o facto do ex-ministro Mário Lino, ter “retirado” 180 milhões de euros ao fundo de Acção Social Escolar, para pagar os computadores, e, desta forma, alimentar uma das bandeiras emblemáticas e propagandistas do anterior mandato governativo.
Esta é mais uma polémica associada ao “Magalhães” que já viu acesas discussões sobre a utilização de crianças e escolas em processo de mediatismo puro; atrasos e problemas na entrega dos computadores; a maioria das escolas não faz a mínima utilização do projecto; etc.
A aposta na informação e no conhecimento é um dos pilares de qualquer sociedade que se quer desenvolvida e na vanguarda. O sentido histórico do “Magalhães” relembrando o papel dos Descobrimentos é uma metáfora interessante, mas que cedo se transformou num autêntico “Cabo das Tormentas”.

Rectificação Orçamental
Fugindo à tradicional correcção orçamental, o Governo optou por rectificar as suas contas públicas e orçamentação do estado.
A proposta foi apresentada à Assembleia da República que a aprovou com os votos favoráveis do PS, a anunciada abstenção do PSD, do CDS e do PCP e os votos contra do BE.
Esta rectificação, para além das correcções face às despesas geradas durante o ano, significa também um aumento do limite de endividamento público.

Prémio Fernando Pessoa
Pela primeira vez em 22 anos, o Prémio Pessoa, instituído e promovido pelo Jornal Expresso, distinguiu uma figura da Igreja Católica: O Bispo do Porto, D. António Clemente.
O presidente do júri, Pinto Balsemão, justificou a escolha com o argumento de que D. Manuel Clemente tem sido “uma referência para a sociedade portuguesa”.
Destaque para a sua intervenção cívica, capacidade de diálogo e tolerância, bem como o combate à exclusão e a permanente e atenta intervenção social da Igreja, nos dias de hoje.
Num comunicado o júri do Prémio Pessoa, do qual faz parte Mário Soares, agnóstico convicto, destaca a publicação, no corrente ano, de duas obras de carácter historiográfico por parte de D. Manuel Clemente: "Um só propósito" e "Portugal e os Portugueses".

Boa Semana…

Sem comentários: