“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

03 dezembro 2007

Por agora... NÃO!

Porque NO te calas...?!
A Venezuela (ou pouco mais de metade dela - cerca de 56%) votou Não no referendo que pretendia alterar substancialmente a constituição e que, segundo o Presidente Hugo Chavéz tinha o objectivo de implementar um projecto de um regime de socialismo do século XXI.
Um projecto totalitarista, autoritário e anti-democrático, que de socialista tinha muito pouco ou quase nada.
Como exemplo, um regime que lhe permitiria apresentar-se indefinidamente à presidência ou conferindo-lhe o direito de censurar a imprensa, em situações de crise. Como se de crises precisasse para o fazer como o fez num passado recente.
No entanto, a sua sede de poder e de autoritarismo é tal que, face ao elevado número de abstencionistas e à diferença mínima dos resultados expressos (50,7% - 49,3%), apesar de ser a primeira vez que Hugo Chavéz perde um escurtínio livre, lá foi lembrando os venezuelanos e quem o quis ouvir: tal como no primeiro golpe de estado tentado em 1992 - "Por agora, não ganhámos".

2 comentários:

AC disse...

Não deixa de ser verdade que a democracia tem muitos disfarces. Olha a nossa!
Abraço

Cristina disse...

ainda vai sofrer, esse povo. ahh vai!

beijos