“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

27 dezembro 2007

Pode FUMAR!

A partir do dia 1 de Janeiro de 2008, pode-se fumar neste Blogue.
Contra uma Lei controversa e discriminatória.
Pelo direito à opção individual e ao respeito de todos.

2 comentários:

Filipe Cunha disse...

Controversa? Discriminatória? Só porque protege a saúde pública?

Nos outros países já não é assim? Se o governo tivesse coragem não tinha aberto excepções à lei como fazem por exemplo na Irlanda.

Li noutro dia que 30 e tal por cento dos fumadores prefere almoçar/jantar em locais sem fumo. Somando isso aos 100% dos não fumadores ...

A nossa liberdade acaba quando interfere na dos outros. E o fumo interfere e de que maneira.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Filipe
Renovo o que escrevi: controversa e discriminatória.
E acrescento... em nada discordo com o que diz. E o que eu escrevi, nada tem de contraditório com a sua opinião. A liberdade, seja ela qual for (excluindo apenas o direito à vida, já que esse é incontestável) tem, de facto, a limitação encontrada no confronto com a liberdade dos outros.
Só não acho que seja esta lei que assegure, por si só, a saúde pública. Olhe, até vou mais longe: aumente-se significativamente (para além dos previtos 30%) o tabaco.
Só que percebeu-me mal. Quando falei da controversia e discriminação, referia-me, a título de exemplo, ao facto de a lei poder ter previsto a opção dos donos e gerentes da restauração na sua aplicabiilidade. Isto é, deveria ter sido permitido ao dono do estabelecimento optar por possibilitar OU NÃO o consumo do tabaco no seu restaurante. Assim como poderia ser dada a opção ao cliente de optar por aqueles onde é ou não permitdo fumar. Era tudo muito mais simples.
E mais...
Exlique-me como, num gabinete que não tem qualquer tipo de contacto com o público, com uma área considerável, arejado, com apenas dois funcionáruos fumadores (pouco, ainda por cima), o fumo incomoda os outros?! E não é a lei que nos vai impedir de fumar. Apenas o temos de fazer na rua (exterior), faça frio ou sol (e no horário de trabalho).
Enfim...
Cumprimentos e bem haja pela visita.
Volte sempre que o desejar.
Já agora... Um bom Ano de 2008.