“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

11 março 2007

Um ano de cooperação estratégica

O sector da direita política portuguesa elegia Cavaco Silva como Presidente da República, em Janeiro de 2006.
A 9 de Março, Cavaco Silva assumia a sua função presidencial.
Um anos após esse acto...
A direita, politicamente correcta, vai elogiando o seu trabalho, enquanto o governo vai beneficiando da relação institucional, para já sem quaisquer entraves ou conflitos... bem pelo contrário.
Por outro lado, o papel presidencial é realizado com algum recato, mas alguma pertinência.
As badaladas "presidências abertas" de outros "reinados" foram substituídas por "roteiros presidenciais", essencialmente virados para as questões sociais que tocam os portugueses: a exclusão social; a interioridade do país; o voluntariado; a violência doméstica e a infantil; a qualificação dos recursos humanos.
No seu papel supremo de promulgação das leis, foi incisivo na Lei da Paridade; assumindo a cooperação com o governo na promulgação da Lei das Finanças Locais; na promulgação da Lei da Procriação Medicamente Assistida; num claro sublinhar da tão proclamada cooperação estratégica, ao ponto de recentemente elogiar o esforço governativo para a implementação das suas reformas.
Aguarda-se a sua posição na promulgação ou não da Lei do Aborto.
Se já era difícil o papel de oposição, dos partidos à direita do governo, mais complicado fica essa acção com a relação presidência-governo.

Sem comentários: