“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

12 julho 2006

Uns e Outros (les uns et les outres)

Durante cerca de 4 horas (repito 4 horas), a Assembleia da República (contrariando as más línguas sobre o seu desempenho "laboral") debateu o Estado da Nação, ou no pouco que ainda resta.
O Governo lá desfiou o seu "rosário" de fundamentações para a situação côr-de-rosa do país: melhor estado, mais investimento, melhor formação e desenvolvimento tecnológico, etc.
Mesmo que os números indiquem mais desemprego real, maior custo de vida, pior segurança laboral, menos investimento e riqueza, pior saúde e segurança social.
No contraditório, a oposição foi inaceitável e espantosamente mais infeliz. Mal preparada, foi claramente superficial e vazia nos seus discursos.
O PCP teima numa demagogia e numa oratória totalmente desfazada da realidade social, política, económica e cultural dos dias de hoje. E o tempo não volta para trás.
O BE perdeu fulgor, racionalidade e, até mesmo a metaforização do seu discurso é pobre e repetitivo.
O CDS (o "meu" cds) andou um mês em "guerrilha" interna mesquinha e pouco democrática e pluralista (lamentável para um partido democrático e de direita), sem se encontrar, sem se preparar linhas estratégicas de acção, sem uma agenda própria com relevo nacional, motivada por uma frágil e incapaz liderança que há muito deixou antever a incapacidade de ser alternativa a uma confusão de objectivos e princípio entre psd e ps. Uns 3,5% que surgem como uma miragem, se não se iniciar um processo diferente de estruturação de princípios e objectivos.
Um PSD que, sendo o maior partido da oposição, sofre uma evidente falta de imaginação política ao ver-se invadido nos seus princípios e estratégias, linhas de orientação pela medidas que o governo vem executando, que não deixam qualquer margem de alternativa a apresentar.
E assim... chegados aos Verão de 2006, mesu senhores, a República vai a banhos.
Um estado de sítio...

3 comentários:

Terra e Sal disse...

Sim senhor, Caro Migas:

O que diz é verdade sobre a oposição a este governo.
O primeiro-ministro hoje, num discurso de apenas 45 minutos traçou-lhes o resumo, do estado da Nação.

Pese embora o primeiro-ministro ter suado em "bica"penso que mesmo assim não precisou de ser exaustivo, foram apenas 45 minutos.

Conseguiu neste curto espaço de tempo, bloquear dezenas e dezenas de deputados da oposição...
O que, efectivamente é curioso...

Não teve da parte deles, qualquer tipo de contestação, como diz.
O seu a seu dono…

Das duas uma, ou temos um Governo capaz e bem capaz, honesto e vertical, ou então, temos uma Oposição de gente incapaz e incompetente.

Eu apostava na primeira hipótese mas claro, sou suspeito…

Assistimos ao eloquente líder do PSD, Marques Mendes, a falar para se ouvir, ou apenas treinar a sua voz, que efectivamente é bem timbrada.

O líder do PCP, agastou-se num discurso sobre a General Motors quando Sócrates já tinha falado em tudo o que ele disse, mas ele parece-me que tinha levado de casa a intervenção escrita e limitou-se a fazer "chover no molhado"

O BE não disse nada de nada …
O CDS gesticulou muito e não convenceu ninguém.

Eu sei que todos nós, de um modo ou de outro “resmungamos”.
Reconheçamos no entanto que as sondagens dão a conhecer o "sentir" da maioria, e essa maioria reconhece que o governo tem capacidade e está a agir bem

É que, isto está de tal maneira, que mesmo para nos aguentarmos assim, (nesta miséria franciscana) o Governo está a fazer um esforço gigantesco.

Se tal acontece e penso que sim, o melhor que a Oposição tem a fazer é poupar-nos, e irem todos efectivamente ... a banhos…

Cumprimentos.

Al Berto disse...

Viva Miguel:

Porque será que cada vez que ouço, ou leio, os argumentos da oposição fico com a sensação que vamos ter o Sócrates no governo por mais 6 anos...no mínimo.

Um abraço,

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Terra & Sal.
É um facto, como diz e como eu escrevi, o trabalho da oposição tem sido, nuns casos muito frágil (como a esquerda e o "meu" cds que tantos proveitos podíamos retirar se tivessemos um discuro estratégico e alternativo, em vez das confusões internas; mas "casa onde não há pão todos ralham...") e noutros (como o psd)completamente "aniquilado" pelas medidas governativas e legislativas levadas a efeito, na maioria dos casos, dentro da esfera existencial do psd.
Mas, eu não referi que achva que o Primeiro Ministro tivesse ganho o debate.
Apesar de concordar com o Mostardinha quando diz que, com esta oposição, o PS vai lá ficar mais um período legislativo, acho que este governo tem uma capacidade propagandistica considerável.
A realidade do país (justiça, saúde, segurança social) e dos seus números (desemprego, falências, investimento, economia)não fundamente nem suporta, em todo, o discurso do Primeiro Ministro.
Acha mesmo que as necessidades do país se resumem aos choque tecnológico, ao Simplex e ao Prace?!
Mas também é um facto evidente que a mioria do país voltava a votar na Rosa, fazendo fé nos dados estatísticos conhecidos.
E digo-lhe mais, eu sou daqueles que ainda acredita na lógica numérica (embora no caso concreto, não me seja favorável).
restame o ditado: contra factos...