“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

12 junho 2006

Feriados

Ainda há pouco tempo se abordava na blogoesfera aveirense a questão dos feriados e das suas comemorações.
Este ano, nem dei pelo famoso 10 de Junho.
Aliás, só dou por ele quando se junta ao fim-de-semana ou dá para uma pontezita (que, por acaso, até nem tenho por hábito fazer - acreditem).
Reza a denominação: 10 de Junho - Camões, Dia de Portugal e das Comunidades!
Ora Camões é passado, mesmo que histórico e já poucos se "deliciam" com tais armas e barões assinalados. E a ocidental praia continua desconhecida.
Portugal passado é, para muitos, história e o futuro, para quase todos, uma imagem muito cinzenta! Ou seja, comemorar o quê?!
As comunidades são ainda o estigma de um passado colonialista e uma realidade cultural e social muito pouco defendida e preservada. Basta ver o impacto (ou a falta dele) da entidade PALOP, da sempre controversa relação de irmandade com o Brasil, já para não falar do longínquo Macau, Goa e Timor.
Aliás, 10 de Junho foi ontem... no dia 11. Na Alemanha.
Aqui foi o verdadeiro dia de Portugal e das Comunidades.

2 comentários:

Carlos Martins disse...

Oh Migas, não seja tão desanimado. O orgulho lusitano ainda brota em muitos de nós, quer seja do grandioso poeta, quer seja do glorioso passado (e não estou a falar do Glorioso SLB...) que inclui as guerras com Espanha, as conquistas, a Republica, o Estado Novo, as Colónias, e o passado mais recente de descolonização (eu deva dizer vamos_largar_as_colonias_e_eles_que_se_amanhem) e conquista da liberdade. Tudo isto é a nossa História. De Viriato a Cavaco Silva (...). Com Honra e Glória, com sucessos e fracassos. Mas sempre com orgulho de pertencer a este Povo!

João Branco disse...

o dia foi muito mal comemorado!