“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

12 março 2006

Reforço

Já fiz aqui referência ao que me parece ser uma "morte lenta" e uma "desertificação" preocupante de um Portugal interior, profundo, que por o ser não deixa de ser Portugal.
Aldeias sem vida, sem os seus pontos de referência, sem investimentos e desenvolvimento sustentável, que vêem os seus "símbolos" como os centros de saúde, os ctt, as escolas, a desaparecerem.
Ou seja... Portugal está a ficar cada vez mais estreito, mais confinado ao litoral, como se o resto fosse paisagem, dessemos de mão beijada a Espanha. E nem as vias rápidas, auto-estradas, disfarçam um país pobre, sem recursos e investimentos. Se calhar apenas estrturas viárias para se chegar mais facilmente ao país vizinho.
Prova disto é o estudo da edição de ontem do Expresso: 58,9% contra o encerramento de maternidades e 47% contra fecho de escolas, como exemplo. Outro dado curioso, neste portugal profundo, há cerca de 500 mil habitantes que têm de efectuar percursos com duração cerca de 1:30 Hm para terem acesso a uma urgência hospitalar.
Reginalizações a que custo!

Sem comentários: