“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

07 novembro 2005

Zangam-se as comadres...

A entrevista de Manuel Alegre (hoje TVI) veio clarificar o que neste blogue fui discutindo em relação às presidenciais.
Manuel Alegre é o principal adversário de Soares e do aparelho do PS. Por exclusão lógica, é o 'único' adversário de Cavaco Silva. O 'único' que poderá criar alguns percalços no seu 'passeio' até Belém.
Pelo conteúdo do seu discurso, pelos seus valores de esquerda disfarçados por algumas referências politicamente correctas e universais (patriotismo e história) e porque sempre assumiu o 'não confronto' com Cavaco Silva (a espaços, com alguns elogios circunstanciais), Manuel Alegre perfilha-se como o verdadeiro candidato da esquerda, embora denomine a sua candidatura de apartidária.
Soares sem ideias concretas, vai ter que assumir responsabilidades à esquerda pelo fracasso nas presidenciais.
Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa, travarão a 'batalha' percentual de sempre (autárquicas para o PCP, legislativas braço-de-ferro e presidenciais para os bloquistas), pela alternativa da esquerda mais radical.
Tendo já afirmado que não contaria com o apoio do aparelho partidário do PS caso passe à segunda volta, Manuel Alegre poderá sentir a divisão da esquerda (que nunca mais foi unida e por consequência poderá ser vencida) na flutuação de algum eleitorado Soarísta e do PS para o Prof. cavaco Silva, candidato que, se não vencer com maioria, será sempre um dos que estará na segunda volta.

Sem comentários: