“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

04 novembro 2005

Estou triste...

Triste e desiludido!
Vi no site do Noticias de Aveiro a seguinte referência:
"Beira-Mar analisa possibilidade de localizar academia de formação em Ílhavo (Aveiro FM).
O presidente da direcção do Beira-Mar, Artur Filipe, anunciou em entrevista à rádio Aveiro FM que vai reunir na próxima semana na Câmara de Ílhavo para analisar a possibilidade do clube construir uma academia de formação naquele concelho."
É pena.
O Clube mais representativo da cidade (independentemente da eventual alargada área regional dos seus sócios) tem a necessidade de sair de Aveiro para forma a sua academia de captação/formação. Gostei de ler, à pouco tempo, a preocupação da direcção do clube com a formação académica e cívica dos seus atletas jovens. Nobre e empreendedor no Beira Mar.
Mas tenho pena que Aveiro não queira abraçar ou não tenha capacidade para se envolver directamente neste processo.
Porque não aproveitar a vontade da nova câmara em manter o 'velho' estádio mário duarte e efectuar todo um investimento urbanístico naquela zona, permitindo a criação da dita academia?!
Porque não envolver a CMA, através do Parque Desportivo de Aveiro, e aproveitar a zona envolvente do novo estádio, rentabilizando uma infraestrutura que caminha para se tornar num 'elefante branco'?!
Não tenho nada contra Ílhavo... antes pelo contrário.
Mas como 'cagaréu' e beiramarensea, não posso deixar de ficar desiludido... e triste!

7 comentários:

Unknown disse...

Meu caro Miguel, o futebol dos tempos modernos não se compadece com certos sentimentalismos. Se quisermos permanecer fieis a eles, não podemos pretender estar no desporto de alta competição. Tu sabes isso melhor do que ninguém. Repara: o teu FCP foi fazer o centro de estágios em VNGaia, o meu SLB foi para o Seixal, o SCP para Alcochete, a academia do Real Madrid está a 30 km de Madrid, a do Chelsea a mais de 60 km de Londres... Muito mais importante do que o local onde se situam, é que esses projectos existam, sejam concretizados e se façam! Mais aqui, mais ali..... que importa isso? Ilhavo fica a 10 Km de Aveiro e a 5 ou 6 do novo Estádio. E como sabes as grandes areas urbanas são cada vez menos aptas para esse tipo de infraestruturas. Por mim, não tenho dúvidas: faça-se é a Academia! O resto é pouco importante. Abraço.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro companheiro
Eu acho que é por perdermos alguns sentimentalismos que há coisas que perdem a sua identidade. Não dúvido das razões do meu dragão, dos teus lampiões ou dos lagartos que levaram à escolha daquesles locais para as suas academias. Mas a realidade aveirenese não é a mesma (isto porque nme vale a pena comparar com Espanha e Inglaterra). É que a identidade desses clubes, o âmbiot urbano e citadino dessas regiões é muito mais amplo que a nossa realidade concelhia. Temos área metropolitana?! Não! Temos afenidadees sociais, culturais e desportivas com Ilhavo?! Não! Como se sentirá, por exemplo o G.D. Gafanha?! Apoiado?! Marginalizado?!
Se a opção urbana pode ser complexa, a opção do aproveitamento da zona envolvente ao novo estádio, como todas as vantagens inerentes (e não vejo qualquer desvantagem) parece-me mais óbvia. Inclusivé aproveitando realidades desportivas existentes na zona, como é o bom exemplo de formação do Tabueira.
Não digo que não tenhas razão... mas continuo triste...
A questão da globalização no desporto é mais difícil de digerir.

Migas (miguel araújo) disse...

Este comentário foi por mim tratado para permitr colocar em 'post' o esclarecimento público do meu amigo João Pedro Dias

João Pedro Dias disse...
Meu caro, replicando, em lugar nenhum me ouviste dizer que estava satisfeito! Obviamente que preferia que tudo acontecesse por cá. Mas onde? Onde há uma área que suporte um projecto com a dimensão do que se pretende/sonha edificar? Respondo-te já: em Aveiro não há! Os planos da zona envolvente do estádio municipal têm outro destino, outras valências, totalmente diferentes da que o BM quer edificar. Logo, em Aveiro não há espaço nem local para se fazer o que o BM quer fazer. É triste? Claro que sim. Mas permite-me uma observação: acho que ainda não entraste na lógica do desporto profissional globalizado. O tal que não se compadece com os sentimentalismos que ambos adoptamos. Aliás, não creio que falte muito tempo para o desporto altamente profissionalizado, o desporto negócio, falhar e fracassar, abrindo portas ao regresso de um certo desporto idealista. Queres um exemplo? Olha para o teu baskete e vê como a Liga Profissional falha redondamente na mesma medida em que a «secundária» pro-liga começa a voltar a ter pavilhões cheios. Este é o exemplo claro do que afirmo. E se continuares com dúvidas, lembra-te do Salgueiros, do Alverca, do Felgueiras, do Farense, do Tirsense e de todos aqueles que já faliram ou estão prestes a fazê-lo. O que demonstra a inviabilidade de muitos projectos que se dizem profissionais que para aí se tentaram criar. Mas isto levava-nos muito longe. Um abraço! JPD

Migas (miguel araújo) disse...

Amigo
Primeiro obrigado pelo P.S. que enviaste.
Segundo desculpa ter apagado e voltado a colocar o teu comentário de outra forma mas foi para separar as águas e colocar o teu esclarecimento em Post-It.
Terceiro: sabes bem que, nestes anos todos, independetemente de mais perto ou mais longe, sempre soube estar no mesmo barco e remar para o mesmo sentido. Mesmo que isso nos ovrigeu a muitas 'discussões' mais ou menos acaloradas que sempre soubemos, felizmente, digerir, para o bem comun e pessoal.
Eu também não disse que estavas satisfeito com a provável opção do beira mar. E peslas tuas palavras não andamos muito longe de um sentimento comun: "Aliás, não creio que falte muito tempo para o desporto altamente profissionalizado, o desporto negócio, falhar e fracassar, abrindo portas ao regresso de um certo desporto idealista." Afirmação tua, que revogo totalmente.
Por isso e pela experiência que tenho do basket (e eu sempre fui contra a liga profissional - na altura até era director da Associação de Basquetebol de Aveiro) é que não quero entrar na lógica do desporto profissional globalizado.
Aceito (embora ainda com alguma relutância) que a opção urbana do projecto pudesse ter inconvenientes (mas tinha o conveniente da proximidade com o ensino, hospital, pisicinas, instituto da juventude e parque - aproveitando a zona do antigo estádio).
Não posso aceitar que razões puramente economicistas blqueiem a alteração do pormenor envolvente ao estádio, permitindo efectuar esse projecto. E até vou mais longe: Eixo - Azurva - Taboeira são zonas perfeitamente capazes de albergar um projecto dessa natureza.
Haja vontade...
Retribuição dos abraços.

Anónimo disse...

Este foi apenas mais um erro do Presidente do Beira Mar. O Centro de Formação e Treino de Alta Competição do BeiraMar tem um projecto próprio, parece-me irreversivel.
Isto nem sequer é novidade já que antes da actual solução foi ponderada a hipotese da Colonia Agricola.
Evaristo

Anónimo disse...

Nesta matéria, por incrível quelhe possa parecer, estamos totalemnte de acordo. Então a zona envolvente ao Estádio? Qual a necessidade de ir para Ílhavo se o estádio foi construído numa zona da cidade que permite o seu desenvolvimento ao nível das infra-estruturas?
Continuação de bons textos.

Anónimo disse...

Nesta matéria, por incrível quelhe possa parecer, estamos totalemnte de acordo. Então a zona envolvente ao Estádio? Qual a necessidade de ir para Ílhavo se o estádio foi construído numa zona da cidade que permite o seu desenvolvimento ao nível das infra-estruturas?