“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

09 fevereiro 2011

Dia Europeu da Internet Segura

Ontem foi o Dia Europeu da Internet Segura.

Tal como na vida real (por contraponto à virtualidade da “rede”), na Internet as crianças e os jovens são a maior preocupação quando está em causa a segurança pessoal: a preocupação com os conteúdos, com os contactos com estranhos, a tentação do e-comércio, preocupações comportamentais e emocionais, e questões jurídicas, por exemplo o atropelo aos direitos de autor (fonte: miúdos seguros na net).

Mas a questão não está na internet em si mesma… pese embora a sua dimensão, o seu mediatismo/universalidade, a sua amplitude.
O que está em causa é o uso que fazemos da internet: da sua utilização errada dependem as suas consequências, mais ou menos graves, para os utilizadores.

A utilização da “rede” tem, dia após dia, vindo a alterar comportamentos, processos de socialização e comunicacionais, mas também de relações comerciais, culturais e profissionais, para além do lazer e entretenimento.
É hoje uma realidade inquestionável que esta “sociedade de informação em rede” permite um incalculável acesso ao conhecimento, à aprendizagem, à cultura, à informação e à interacção comercial, sendo, cada vez mais, evidente o fosso entre a infoinclusão e a infoexclusão dos indivíduos e das organizações.
Perder este realidade é o mesmo que sentenciar um isolamento e uma exclusão que acarreta mais desvantagens que vantagens.

Por isso, devem ser uma preocupação de todos (utilizadores, pais, agentes educacionais, organizações, governos) os processos educacionais que promovam o uso correcto da internet e alertem para os riscos da sua utilização desmedida e imponderada.
Mais do que fugir da internet, deve ser promovida uma eficaz e segura utilização da internet.

Sem comentários: