“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

14 agosto 2010

É fogo que arde e se vê...

Para além das questões ambientais, económicas e sociais, os fogos (cíclicos em cada ano civil e com maior relevância na época de verão) servem igualmente para um desfile de opiniões, críticas, acusações, principalmente nos órgãos de comunicação social.
Curiosamente, seja de que sector for (autárquico, das populações, do governo) os Bombeiros são, normalmente, o alvo preferencial das criticas.

Depressa as pessoas se esquecem de que, na hora da aflição, é a eles que recorremos em primeiro lugar (muitas vezes, e são várias as histórias que conheço, por tudo e por nada).
Depressa as pessoas se esquecem de quem perde a vida pelos outros, pelos bens dos outros, só pela causa e pelo voluntariado, são os bombeiros: e, infelizmente, são já muitos os que partiram.

Por outro lado, é pena que as pessoas se esqueçam facilmente dos planos municipais de prevenção que não existem na maioria dos casos; de um Ministério da Administração Interna que não promove nem dota suficientemente de meios para que o combate e, principalmente, a prevenção sejam mais eficazes; de um Ministério da Justiça que se preocupou em não contemplar devidamente no código penal os crimes de fogo posto (por dolo ou por negligência); um Governo que teimosamente tenta “camuflar” a realidade dos factos (fonte: Público); e um Ministério da Agricultura que, ano após ano, sai sempre incólume deste processo mas que não tem nenhum plano nacional de reflorestação ou de ordenamento florestal, ou ainda de fiscalização da nossa mancha verde.
E sobre este último caso, foi com surpresa que o ridículo chegou à fala de um ministro que a maioria das pessoas nem conhece: a expropriação dos terrenos a favor do Estado. Quando o próprio estado tem dificuldades de sobra para tratar do que é seu e da sua responsabilidade.
Enfim… calor e fumo a mais!

1 comentário:

Migas (miguel araújo) disse...

Actualização do post.
Crónica de Ricardo Araújo na revista Visão - "Portugal é fogo que arde sem se prever"
http://aeiou.visao.pt//portugal-e-fogo-que-arde-sem-se-prever=f568937