“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

22 agosto 2010

150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio - Japão/Portugal

A propósito das celebrações dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Japão e Portugal, segundo informação da Agência Lusa, o embaixador japonês em Portugal defendeu a importância de "reanimar o significado do tratado de 1860, que constitui a base das relações bilaterais entre o Japão e Portugal".
Na óptica do embaixador nipónico Akira MIWA, relembra-se um relacionamento histórico que está a ser "um pouco esquecido por Lisboa".


Entendo a preocupação diplomática do Senhor Embaixador do Japão, mas não compreendo a sua admiração: se Portugal até de si próprio e dos seus compromissos internos se esquece quanto mais dos compromissos com os outros.

2 comentários:

Jorge Greno disse...

E saberá o senhor embaixador que há uma cidade japonesa geminada com Aveiro? Não me parece, pois o programa das comemorações que vi não traz a Aveiro qualquer acto ou evento.

Migas (miguel araújo) disse...

Jorge...
E será que os portugueses que estiveram ligados à elaboração do programa, também sabem disso?!
Vou mais longe...
Será que todos em Aveiro sabem porque nasceu o primeiro centro comercial na cidade com o nome Oita?!