“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

22 agosto 2010

Aveiro: Olhares sobre... as Salinas.

Sabor a Sal...

O Sal e as Salinas, para além de terem sido, durante anos a fio, a imagem marcante da paisagem de Aveiro (a par com os Moliceiros), foram também os responsáveis pelo desenvolvimento social e económico da região desde os séculos mais idos, onde o sal tinha um papel relevante na navegação e na pesca.
Por exemplo, as naus dos tempos dos descobrimentos, sempre que se faziam à conquista de novas paragens, abasteciam-se de sal para a conservação dos seus alimentos.
Antes da invenção das arcas frigoríficos nos barcos de pesca, nomeadamente do bacalhau, era o sal que permitia conservar o pescado e salgá-lo ainda a bordo.
Hoje, infelizmente, o Sal e as Salinas não passam de uma referência histórica e cultural para Aveiro. Pasme-se... importamos sal (por exemplo da Holanda).



Sem comentários: