“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

25 abril 2010

Semana Resumo XVIII

Publicado na edição de hoje, 25 de Abril, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

Mãe natureza…
A semana iniciou-se com o caos completo nos transportes aéreos provocado pelo resultado da erupção de um vulcão na Islândia.
Torna-se difícil de perceber como é que uma (aparentemente simples) erupção vulcânica consegue paralisar parcialmente o planeta, as suas comunicações, as suas relações comerciais e pessoais, a mobilidade dos cidadãos. Como tantos progressos e desenvolvimentos tecnológicos, a Natureza consegue projectar, numa vasta área geográfica, um claro “grito de revolta” como sinal de descontentamento pela forma como tratamos, ambientalmente, a Terra. Um sério aviso…
Inconformismo social
Numa altura em que se projectam medidas e políticas de consolidação orçamental e controlo do défice e da economia nacional (por exemplo, através do Programa de Estabilidade e Crescimento – PEC), surgem os descontentamentos e a contestação social motivados pelo inconformismo do resultado e do alvo prático de tais medidas: a classe média e aqueles que menos recursos possuem.
Voltam as greves, Galp, Professores, Enfermeiros, Carteiros e, para muitos impensável, os funcionários do Parlamento, local onde deveriam ser preservados e consolidados os valores da democracia, da justiça, da igualdade e da fraternidade.
Confirmações da crise
Pela realidade dos factos, dos números, e pela insistência (fundamentada ou não) na perspectiva de Portugal poder, eventualmente, entrar num colapso financeiro e/ou social do tipo da Grécia (como já não bastasse o facto de a maioria dos portugueses se virem “gregos” para suportar o dia-a-dia), não nos podemos alhear de ter de encarar um futuro próximo com bastantes sacrifícios e exigências (por mais que, politicamente, a realidade tente ser camuflada).
O Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP, registou em Março último mais 10 mil desempregados, situando o valor total em cerca de 570 mil cidadãos sem emprego.
Este valor do final do primeiro trimestre de 2010 revela que esta é uma das maiores subidas dos valores do desemprego dos últimos meses. Por exemplo e comparação, o mês de Março regista um aumento de cerca de 2% em relação a Fevereiro e cerca de 18% face a Março de 2009.
Segundo o IEFP, este resultado reflecte ainda que o aumento do desemprego, apesar de atingir mais a população masculino, regista valores de acréscimo em ambos os sexos, e em todos os grupos etários e níveis de qualificação e habilitação.
Por outro lado, o Eurostat confirmou, esta semana, o valor do défice das contas públicas portuguesas em 9,4% do Produto Interno Bruto –PIB, e a dívida pública de 76,8%, para o ano de 2009. Com este valor, Portugal ocupou a quinta posição dos países como maior descontrolo financeiro da União Europeia.
(in)Justiça
A Justiça debate-se com uma grave e preocupante crise de identidade e, porque não, de credibilidade, não serão, porventura, as confrontações internas (entre os vários sectores judiciais) e a morosidade dos seus processos que trarão estabilidade a um sector do garante da democracia e desenvolvimento social de um país.
Enquanto que, aos microfones da Rádio Renascença, o Presidente da Associação Sindical dos Juízes defendeu a extinção da Ordem dos Advogados, num claro confronto entre a magistratura e a advocacia, foi anunciado que o Processo “Casa Pia” poderá conhecer o seu desfecho no início do mês de Julho.
Ao fim de cerca de seis anos de incompreensíveis procedimentos judiciais, muito dificilmente assistiremos a uma clara aplicação da justiça, quer aos jovens (à data, crianças) vítimas, quer àqueles que, por força da sentença a aplicar e do juízo do magistrado, forem absolvidos. Seis anos de “arrastamento de processo” é, justifique-se da forma que se quiser, muito, mas muito tempo.
Apenas referir factualmente que estão constituídos neste processo (que já foi mais mediático do que agora) sete arguidos: o ex-motorista da Casa Pia, Carlos Silvino; o ex-apresentador de televisão Carlos Cruz; o ex-provedor adjunto da Casa Pia, Manuel Abrantes; o médico Ferreira Diniz; o advogado Hugo Marçal; o embaixador Jorge Ritto; e Gertrudes Nunes, de Elvas.
Final da Semana
No fim-de-semana em que se comemoram os 36 anos do 25 de Abril (e onde ainda se questionam valores da democracia, liberdade e cidadania), o litoral norte do país encontra-se em sobressalto e indignado após o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, no final de um Conselho de Ministros ter anunciado que, em Julho deste ano, entrarão em vigor os valores a cobrar em portagens em algumas SCUTs do Litoral Norte e Centro do País.
Não coloco em causa o princípio do utilizador pagador (do qual, em teoria, sou adepto).
O que se coloca em causa são as alternativas que existem e que permitam válidas e eficazes opções de mobilidade e acessibilidade dos cidadãos e não imposições de um custo que mais não é do que a forma encontrada, em sede de PEC, para o aumento de receita pública sem agravamento directo de impostos.

Boa Semana… pela Liberdade e Democracia.

Sem comentários: