“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

27 fevereiro 2010

TGV provoca redução de tráfego na A1

A Rádio Terra Nova, na sua página, noticia que "TGV vai retirar 1925 pessoas por dia da A1 entre Gaia e Aveiro".
Os estudos que são apresentados indicam que, com a entrada em funcionamento do TGV, vai haver transferência de utilizadores da rede rodoviária para a alta velocidade: 1925 pessoas por dia da A1 entre Gaia e Aveiro e mais de 702 mil pessoas por ano.
Nada melhor que condicionar números para justificar e fundamentar o que demonstra a realidade: um investimento fora do contexto nacional, das necessidades do país e das suas capacidades e estruturas.
Se a realidade fosse coincidente com a descrita pela Secretaria de Estado do Ambiente era o mesmo que referir transferência de utilizadores quando entrou em funcionamento o Alfa Pendular.
É que não se pode aferir mobilidade apenas por questões de tempos de percurso. Há as acessibilidades e a localização das estações; há os horários e as frequências; os custos; …
O problema é que um investimento destes não pode correr os riscos de falhar na rentabilidade e na sua sustentabilidade. È um preço alto demais para um país como o nosso.
E há tanto onde investir e são tantas as necessidades mais realistas…

4 comentários:

BM disse...

Discordo da notícia avançada.
Não prova que se tiram 1925 pessoas da A1 entre o Porto e Aveiro.
Primeiro porque a Estação é em Estarreja, logo vai demorar mais tempo à espera de um comboio com tal destino final.
Vir de carro seja do Porto ou de Lisboa, pela A1, não tem hipótese de sair em Aveiro directamente, ao contrário do automóvel. Ainda para mais quando afirmam que 87% dos utilizadores são do Sul do Distrito de Aveiro... que loucura! ir da Mealhada, Anadia, Águeda, etc.. apanhar um TGV em Estarreja para ir para o Porto? Até a de Coimbra ficaria mais próxima!
Só temos que agradecer e dar o mérito a quem faz estas propostas de Elefantes Brancos.

Migas (miguel araújo) disse...

Bruno...
A noticia da terra Nova e de outros Órgãos Comunicação nada tem de errado.
O que está errado é o estudo. Tal como tu dizes. Há muito mais do que simples equações de tempo para aferir transferências de mobilidades.
O que foi apresentado é uma falácia e serve apenas para distrair.

BM disse...

Exactamente :)
O estudo está errado porque foi com base em questionário e qualquer pessoa pode brincar com as questões... daí não implica que discorde da noticia dado que essa, por seu turno, se refira a esse mesmo estudo! ;)

Anónimo disse...

Amigo Miguel
Acompanhei o teu dia ontem e sei que foi difícil. Desejo-te rápidas melhoras.
Abraço
Tó-Zé Bartolomeu