“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

27 dezembro 2009

Semana em resumo VIII

Publicado na edição de hoje, 27 de Dezembro, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

O Inverno chegou “agressivo”
Chuva, frio, neve e, particularmente, ventos muito fortes marcaram o início “oficial” do Inverno.
Se é certo que um Natal “branco e à lareira” sabe mais a “natal”, a chegada oficial do Inverno provocou diversas inundações, aluimentos de terra, derrocadas, afundamentos de barcos ancorados, devastações de parques de campismo e a destruição de várias produções agrícolas.
Sem memória foram os prejuízos causados pelos ventos fortes, nomeadamente na zona Oeste, que deixaram 150 mil pessoas sem electricidade.
Os ventos, que chegaram a derrubar estruturas da EDP com 10 toneladas, fizeram-se sentir com mais intensidade nos distritos de Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Castelo Branco e de Faro.
Os prejuízos ainda por apurar prevêem-se, no entanto, avultados. Por exemplo, no que respeita à agricultura, o Governo deliberou abrir uma linha de apoio na ordem dos 15 milhões de euros.
Buzinão contra portagens nas SCUT
A realização, esta semana, de um protesto “buzinão” na Rotunda AEP (Porto-Matosinhos) contra as portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata, faz antever que no futuro haverá outras acções de luta promovidas pelas várias comissões de utentes.
O protesto desta semana foi o resultado da inexistência de resposta por parte do Ministério das Obras Públicas a um pedido de audiência das comissões de utentes e face à perspectiva da realização de uma reunião do Ministério com autarcas da região do Norte Litoral.
Crispação Institucional
Mantém-se a polémica em torno da dramatização governamental sobre a relação do Governo com a Assembleia da República e com a Presidência da República.
Foi o tema quente da semana política, depois de trocas de acusações e comunicados, depois da agenda do Primeiro-ministro o ter obrigado a uma verdadeira corrida contra o tempo e a anular alguns compromissos, nomeadamente a reunião com Cavaco Silva.
Foi, essencialmente, esta falta de reconhecimento de governabilidade em minoria e o crispar das relações entre S.Bento e Belém que dominaram o debate quinzenal na Assembleia da República.
Mensagem de Natal
Na tradicional mensagem de Natal, José Sócrates realçou esperança que tem na recuperação económica, em 2010, com base no investimento público.
Em tempos de crise e de necessidade de recuperação económica, com o endividamento público na ordem dos 90%, prevendo-se que por “investimento público”, essencialmente, se esteja a referir ao TGV e ao novo Aeroporto, é mesmo isto que o país necessita em 2010: de brincarmos aos comboios e aos aviões.

Boa Semana e um FELIZ ANO DE 2010…

Sem comentários: