“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

20 dezembro 2009

Semana em Resumo - VII

Publicado na edição de hoje, 20 de Dezembro, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

Orçamento de Estado para 2010 em “versão dramática”
A semana iniciou-se com a polémica da governabilidade ou ingovernabilidade do actual governo minoritário, antevendo um clima político “tragico-dramático” para a discussão e votação do Orçamento de Estado para 2010.
No entanto, convém referir que as responsabilidades são repartidas: por um lado um governo eleito em minoria por vontade expressa dos cidadãos após quatro anos maioritários de insucesso governativo. Por outro, uma oposição que, declinando qualquer acordo prévio ou coligação com o Governo de José Sócrates, terá a responsabilidade de apresentação de propostas alternativas válidas, eficazes e coerentes com a realidade e as necessidades do País.
O que importa ainda referir é que o País precisa de tudo menos instabilidade política e eleições antecipadas, e é óbvio que o Parlamento e o Governo terão de encontrar as necessárias formas de consenso legislativo.

Portugal acentua quebra de emprego
Confirmando a agravamento da taxa de desemprego, o Eurostat revelou, esta semana, que Portugal é o terceiro país da União Europeia com maior quebra de emprego.
Para aquele gabinete estatístico da EU, no terceiro trimestre de 2009 (entre Julho e Setembro), o mercado de trabalho em Portugal sofreu uma contracção laboral de 1,1%. O estudo, em relação ao mesmo período de 2008, aponta para uma diminuição na ordem dos 3%.

Inverno trágico nos Açores
Não bastava a situação económica e social de inúmeras famílias, entidades e comunidades, fruto de uma crise internacional sem precedentes, esta semana, a Ilha Terceira, nos Açores, foi devastada por chuva torrencial, vento forte, aluimentos e deslizamentos de terras.
O cenário demonstrou cenas dantescas: automóveis arrastados, aluimentos de terras e casas inundadas e danificadas, sem condições para que os moradores aí continuassem a morar. Resultado, para além dos prejuízos materiais ainda por apurar: cerca de 100 pessoas desalojadas.

O Norte e o Sul
Esta é a realidade de um país cada vez mais assimétrico, onde a produção de cerca de 80% da riqueza nacional se regista a norte e a maior taxa de desemprego se situa na mesma região.
Não obstante o Governo pretender reabrir o dossier da Regionalização (para um país com a nossa dimensão, criar cinco regiões é, simplesmente, retalhá-lo), a realidade mostra outra evidência: mal a região norte apresenta projectos de sucesso eles são logo centralizados.
Quando se tornou evidente o sucesso do evento da Red Bull Air Race, no rio Douro (Porto e Gaia), forças económicas e políticas trataram de o transferir para Lisboa, como se o país não ganhasse quer no seu todo, quer através da descentralização.
Apesar da vontade dos agentes nortenhos, foi accionado um acordo com a organização da prova através da Associação de Turismo de Lisboa.
As câmaras de Oeiras e Lisboa vão pagar três milhões e meio de euros para receberem a prova em 2010.
A Red Bull Air Race do próximo ano vai ter como cenário o rio Tejo, entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril.

Salário mínimo fixado em 475 euros
Numa reunião de Concertação Social sem grandes controvérsias, o Governo manteve a sua proposta inicial em fixar o salário mínimo nacional, para 2010, nos 475 euros (contrariando a proposta das confederações patronais – 460 euros).
Ao manter a sua proposta, o Governo cumpre o acordo tripartido de 2006 que prevê a progressão do salário mínimo nacional para 500 euros, até 2011.
A proposta deverá ser aprovada, em Conselho de Ministros, antes do final deste ano.

Boa Semana e um FELIZ NATAL…

Sem comentários: