“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

01 dezembro 2009

Primeiro... de Dezembro.

Por força legal (e da história), comemora-se, hoje, em Portugal o Dia da Restauração da Independência. Depois de 60 anos de gerência espanhola, através da dinastia filipina, eis que surge (em 1640) a oposição interna, através da Casa de Bragança, ao projecto de unificação ibérica protagonizado por Gaspar de Gusmão, Conde Duque de Olivares. Portugal dava um passo gigantesco (só que para trás) com a chegada ao trono de D. João IV, Duque de Bragança.
369 anos depois, ainda há cerca de 40% de portugueses que gostariam de ver reposta a história (desde os tempos de Afonso Henriques).
Mas, felizmente, 1.12.2009, não é só este dia histórico (ou historicamente triste)...
1. Hoje termina a Cimeira Ibero-Americana (que curiosamente não é a cimeira Luso-Espanhola-Americana), este ano realizada em Portugal.
Tenho alguma dificuldade em perceber as cimeiras e a sua objectividade. No que diz respeito a esta, ainda mais... Portugal tem afinidades histórica e culturais com o Brasil (obviamente, este país é sul-americano). Mas retirando a questão historico-cultural que mais benefícios bilaterais tem usufruído Portugal na sua relação com o Brasil?! E que relações tem com os restantes países, histórica e culturalmente ligados a Espanha (excepção feita para a Venezuela)?!
E que resultados práticos se podem extrair desta cimeira?! Tanto mediatismo e regozijo para um consenso (óbvio) em relação às Honduras?!
2. Hoje é dia de lembrar todos os que morreram ou sofrem do flagelo da SIDA.
Apesar dos avanços da medicina e de alguns efeitos terapêuticos, a importância de uma calara aposta na prevenção é fundamental.
No caso terapêutico, é evidente que um doente tratado é um doente mais confiante, psicologicamente mais forte e com menor risco de transmissão. Acontece é que Portugal gasta, por ano, 200 milhões de euros com medicamentos anti-retrovirais. Com a saúde (e em especial, com a morte) não se devia "brincar". É um assunto sério de mais para que não se possa, em consciência, baixar os preços dos medicamentos.
Até porque os dados são, perigosamente, realistas:
em Portugal, desde 1983, o vírus (HIV) infectou quase 35 mil pessoas no nosso país e matou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo.
3. Mas hoje, a Europa também está em festa (ou indiferente ao facto, como sempre).
Ao fim de dois anos, entre muitas dúvidas, avanços e recuos (promessas e compromissos), é celebrado, hoje, em Belém a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
Para os burocratas europeístas este é referido como um marco e uma alavanca para o futuro da Europa. Para os europeus, concretamente para os portugueses, isto não é mais do que algo distante, indefinido e incompreensível. Ou seja, algo europeu!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou um dos 40% de Portugueses que gostaria de vêr restaurada a Monarquia!

D. Duarte é um Homem culto, inteligente, com o nível preciso para que este País tivesse mais prestígio!

Portuguesa triste com o que fizeram a esta PÁTRIA!...