“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

22 novembro 2009

A Semana em Resumo - III

Publicado na edição de hoje, 22.11.2009, do Diário de Aveiro.


Processo “Face Oculta”

Para além da curiosidade informativa e das conclusões das inquirições, o processo teve, esta semana, contornos paralelos com a troca de “mimos” entre a Procuradoria-Geral e o Supremo Tribunal de Justiça, em relação à anulação das escutas que envolvem o nome do Primeiro-Ministro.

Curiosamente, o Juiz Presidente do Tribunal de Aveiro teve a “coragem” de assumir a sua posição, visão e interpretação legislativa, sem “alaridos ou alarmismos”.

Convicta e conscientemente… Pena que a Justiça não seja toda igual.

Gripe A – H1N1

Por mais que as autoridades apelem a alguma serenidade…

Por mais que a Ministra da Saúde e a Direcção Geral de Saúde afirmem que a vacina não traz nenhuns efeitos secundários para a gravidez, o que é um facto é que não é fácil explicar a coincidência de, no espaço de uma semana, se terem verificado três mortes de fetos, após as mães grávidas terem sido vacinadas contra a Gripe A.

Vai ser complicado controlar a ansiedade e o alarmismo que se vai registando.

Mundial de Futebol 2010- África do Sul

Portugal ficou, na quarta-feira passada, em suspenso. A ansiedade era óbvia: muito pessimismo à mistura com optimismo, mas sempre a esperança num resultado (exibição à parte) que permitisse à selecção uma presença merecida no próximo mundial de futebol.

Portugal, depois de um jogo menos conseguido (apesar da vantagem de um golo) na primeira mão, frente à Bósnia, enfrentou a pressão do objectivo, do ambiente hostil, da diferença mínima com que iniciou o encontro.

Mas a selecção mostrou-se madura, consistente, profissional e superior.

Soube impor a sua superioridade, soube funcionar como equipa e soube impor o seu futebol e dominar todos os sectores do jogo. Foi, revendo toda a fase de apuramento, o melhor jogo da selecção.

Avaliação dos Professores

Apesar da abertura da nova Ministra da Educação para o diálogo (agora existente) com os Sindicatos da Educação sobre o Estatuto da Carreira Docente e sobre o processo de avaliação, a Assembleia da República aprovou (com a abstenção do PS e os votos contra do CDS, PCP e BE) o diploma do PSD com a recomendação ao Governo a não divisão da carreira em duas categorias e a criação de um novo modelo de avaliação da classe docente, no prazo de 30 dias. Além disso, a proposta da bancada social-democrata defende que não haja professores penalizados na progressão da carreira devido às diferentes interpretações legislativas.

Desemprego alastra e aproxima valor dos dois dígitos

A taxa de desemprego em Portugal, atingiu, no terceiro trimestre de 2009, o valor de 9,8%, a que equivale o número de cerca de 550 mil desempregados (um aumento de 40 mil desempregados, nos últimos três meses: Julho, Agosto e Setembro).

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam um agravamento significativo do desemprego, sendo que este representa o registo mais elevado desde, 1983, e um valor superior às previsões do Governo, que se situariam nos 8,8%.

O que revela uma ineficácia das medidas sociais e económicas, até agora implementadas.

Até porque as previsões não são optimistas.

Para a OCDE, a taxa de desemprego em Portugal, para o próximo ano, deverá ultrapassar os 10% (cerca de 10,1%), prevendo-se uma ligeira descida em 2011, para valores na ordem dos 9,9%.

No relatório de Outubro, aquele organismo prevê ainda que Portugal vá ser a segunda economia da OCDE com o pior crescimento, nos próximos anos (29º lugar, entre as 30 economias da organização).

Curiosa, no mínimo e para quem vem do universo sindical, foi a reacção da Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, que se sentiu admirada e surpreendida com os valores divulgados.

Boa Semana…

Sem comentários: