“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

03 outubro 2009

"YA" Irlandês... Porreiro, pá!

À segunda (a primeira foi em Junho de 2008), 67.1 por cento dos eleitores irlandeses votaram “sim”, em relação ao Tratado de Lisboa.
Segundo as notícias veiculadas pela Comunicação Social, houve muitos eleitores que mudaram de voto (do Não para o Sim) e muitos que se abstiveram no primeiro referendo, votaram agora a favor.
Face a este resultados, José Sócrates veio congratular-se (ao mesmo tempo que se sente aliviado), pela Europa e por ele próprio (modéstia à parte).
Só que José Sócrates esqueceu-se de dois pormenores, verdadeiramente relevantes:
1. Que se congratulou por um resultado derivado de um referendo (neste caso, dois). Algo que ele próprio tratou de "abolir" em Portugal.
2. Que a Irlanda iria votar sempre SIM, nem que para tal fosse necessário realizar centenas de referendos. Além disso, é conhecida a "chantagem" europeia e os condicionalismo que envolveram esta eleição (garantia de lugares e fundos comunitários). Ou seja, a UE "comprou" esta eleição.

Congratulação de quê?!!

Actualização
Excelente este editorial de José Manuel Fernandes no Público de 04.10.2009

Sem comentários: