“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

04 setembro 2009

Sobre a TVI

A ler Aqui, Aqui e Aqui (tudo via "Enguia Fresca")... E a preparar a minha "modesta" opinião e visão sobre o caso... Acho grave, claro.
Mas... mais logo ou Sábado!

3 comentários:

Terra e Sal disse...

Hummm !
Fico então à espera da sua reflexão sobre o caso meu Caro Miguel. Mas deixo-lhe já a minha opinião.
Pela minha parte nem sequer vou perder tempo a pensar no assunto, vou dizer-lhe o que penso ao correr da "pena".
Já que confidenciamos algumas opiniões que sei ficarem só entre nós, aquelas sextas-feiras na TVI eram um nojo,mexiam comigo.
Aquilo não era liberdade de imprensa ou expressão, era uma afronta às suas "vítimas" e até aos telespectadores que tinham de se sujeitar a aturá-la sem poder intervir.
A mulherzinha sentia o "rei na barriga", tinha as "costas quentes". Como saíu o "rei"...
Depois, o convidado habitual da senhora, era da "família", um outro mono, certamente pago para não ter opinião, só coroborar as atoardas da senhora.
O homem fazia-me lembrar o meu vizinho à sexta feira à noite:
Vai sempre jantar fora com os amigos do trabalho. Invariavelmente chega a casa a cantar o malhão.Mas é um santo de homem, tem sempre missa cantada da mulher, e ele, nunca a contraria, mas até hoje nunca mudou o rumo às sextas-feiras.
Acredito que o Sócrates e o PS não tenham pressionado a administração da TVI, mas é evidente que eles não são tolos, preveniram-se para que a mulher não fizesse mais "borradas".
As "pegas", falta de educação e ética profissional com os "convidados" eram demais.
Entre outros, recorde o caso com o bastonário da Ordem dos Advogados.
Depois, ó meu Deus,coitados dos assalariados de fábricas, empresas e instituições. Trabalham como mouros e a recibo verde, fazem horas e horas extraordinárias não remuneradas, levam "pontapés" no traseiro a toda a hora e instantes e ninguém se preocupa com eles.
Se a atitude foi antidemocrática então tenho de rever a minha consciência democrática e falar com a minha entidade patronal que pelos vistos são uns filhos da mãe de uns nazis.
Para acabar temos mais um fim de semana à porta que parece ser solarengo.
Aproveite-o bem, que cá para mim a "Manela" vai passá-lo de molho ou a ler os jornais a dar-lhe carradas de razão.
Que lhe sirvam de alívio e reflexão para um comportamento melhor no futuro, se é que o vai ter.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Meu caro
Registei a sua opinião (aliás como todas)...
Mas para já estou em período de reflexão sobre o dito "CASO".
Apenas lhe adianto o seguinte: não vou acusar ninguém... mas que acho grave este atentado à liberdade de imprensa... É UM FACTO! E triste.
Abraço e vá espreitando!

Terra e Sal disse...

Liberdade de expressão meu Caro Miguel, temos nós aqui neste espaço do seu blogue, é seu, orienta-o conforme quer e entende, não entra pelas casas de ninguém. Só cá vem quem quer, e VC admita. Até pode ter como eu:
"Reserva de Admissão".
Uma televisão, é diferente, é um meio de comunicação oficial e social,entra-nos em casa, é um espaço e um bem comum. É de todos. Por isso quer-se sério, informativo, pedagógico e imparcial.
Pode haver, e há, códigos de conduta e ética na Informação, no jornalismo.
Sabemos que a Administração não pode, nem deve meter a “colherada” ( se é que foi o caso, mas parece-me que não) já que, o primeiro e único responsável mesmo perante a justiça, é o director, cooptado ou escolhido pela administração que os podem também demitir quando quiser.
Parece-me, até por isto, que é bem fácil dar a volta ao código dos jornalistas.
De qualquer modo tudo isso é muito lindo e progressista na teoria,uma maravilha, sabemos que sim. Quem dera às outras classes gozarem das mesmas prorrogativas, nem quer fosse só na teoria.
Na prática, é o que sabemos!
Não é por acaso que o grande capital quer dominar, e domina, os meios de comunicação social.
Depois, não há nenhum accionista que goste de ver a sua empresa a ser o escárnio da sociedade em geral. Ninguém pode sentir-se bem a ver a sua empresa que quer séria,ou pelo menos parecê-lo, transformada num circo, ainda por cima com fracos actores..
Para divertir o grande público temos os Hermans; Camilos & Cª,L.da.
Bem, o vento, hoje, sábado, está a levantar-se, mas o sol mantêm-se intransigentemente lindo e alheio a este “grande drama” da boca mais linda e charmosa de Portugal.
Enquanto andamos à volta do "dela" esquecemos por exemplo, os truques e dribles entre a nossa Câmara e o nosso Beira-Mar, mas é a vida!
Um abraço Miguel.