“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

29 setembro 2009

Discurso Presidencial

Cavaco Silva falou ao País.
O País ouviu Cavaco Silva. O País não percebeu Cavaco Silva.
O tabu foi quebrado (mais um): As Escutas à Presidência da República!

O que se passou, então... Nada!

1. Porque razão Cavaco Silva não emprega uma linguagem directa, concisa e simples, que a maioria dos portugueses entenda?!

2. Se é grave, que obrigue a uma declaração directa e oficial, que se tenha usado o nome do Presidente da República, o seu staff, para colar a sua imagem à campanha do PSD e para lateralizar os temas importantes para o país (numa clara chamada de atenção ao PS), porque razão só agora falou?! Com esta atitude, legitimou todas as discussões paralelas criadas, não "cortou" o mal pela raiz, beneficiou o PS e prejudicou claramente o PSD. Aliás como já o tinha escrito nos Rescaldos Eleitorais que fiz, neste espaço.

3. Continuo a achar que se não queria (embora o tenha feito mal) prenunciar-se antes das eleições, não tinha legitimidade, nem o direito, de tomar qualquer posição sobre o assunto. Porquê o afastamento do seu assessor Fernando Lima?! E, se ninguém está autorizado a falar em seu nome (excepto a Casa Civil ou Militar), porque continua Fernando Lima a trabalhar em Belém?! E a fazer o quê?!

4. Quanto às suspeitas de escutas... nada ficou esclarecido, antes pelo contrário. Foram referidas suspeitas graves sobre vulnerabilidades. E sendo graves, Cavaco Silva não deveria ter esperado tanto tempo, e muito menos afirmar publicamente que equipas técnicas lhe indicaram que as comunicações na, de e para Belém não são seguras. Isto "acalma" verdadeiramente o País.

Cavaco Silva, teimosamente, entende que os portugueses passaram a ter um rótulo que diz: "sou português... sou estúpido!".

Enfim... Cavaco Silva deixou de ser o meu Presidente! Ponto...

Sem comentários: