“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

24 janeiro 2009

Do lado de lá...

O nosso primeiro-ministro (José Sócrates) foi até ao outro lado conversar com o primeiro-ministro de lá (Zapatero).
Do que se esperava ser uma cimeira ibérica de aproximação de vontades e esforços comuns que permitam superar, conjuntamente, os tempos negros que se avizinham (e qui ça, unir isto tudo, para nosso bem), eis que o resultado publicamente conhecido foi o da culpa ou não culpa do Freeport e dos negócios e decisões esquisitas. Enfim... é o que temos!
Mas como aluno bem comportado e pelo que aprendi em Técnicas de Negociação Internacional (cadeirão), sei que estas cimeiras são o arranque para contactos mais específicos e particulares.
Assim, atrevo-me a sugerir ao nosso (des)Governo, no agendamento dos próximos contactos,que tenha em consideração que:
1. os espanhóis são mais ricos que os portugueses;
2. os espanhóis são mais instruídos que os portugueses; (em Espanha um terço dos patrões e empregados possuem formação de nível superior, em Portugal não ultrapassam os 15 por cento. A média europeia é 32 por cento. Isto apesar de Portugal ter, proporcionalmente, mais mestrados e doutorados que a Espanha. Enquanto os portugueses são 61 por cada 100 mil habitantes, o rácio dos espanhóis é 16 - fonte: edição do Público de 28.12.08)
3. os espanhóis vivem mais tempo que nós;
4. apesar de tudo, os espanhóis ainda têm os combustíveis mais baratos que nós.
Será que dá para se lembrarem disso?!!!

Sem comentários: