“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

01 novembro 2007

Bué da Baldas?! Tásse bem.

Eu também dei o meu contributo para o recuo do governo e a desautorização da Sra. Ministra da Educação.
 
Publicado no Diário de Aveiro, na sua edição do dia 1 de Novembro de 2007.

Crónicas dos Arcos
Bué da Baldas?! Tásse bem.

O ensino, em Portugal, mesmo que disfarçado por dados estatísticos que apenas representam números e não realidades, está, definitivamente, pelas “horas da morte”.
Como se já não bastasse, quer para o normal exercício do processo pedagógico, quer para o funcionamento eficaz da própria estrutura escolar, a degradada relação professor - ministério, a Sra. Ministra da (des)Educação, a expensas de uma pedagogia empolada, vem reestruturar, não a necessária exigência do nível de ensino e dos seus currículos, nem as estruturas escolares, mas sim o estatuto do aluno, transformando-o (ao estatuto e ao aluno) numa “arrozada” de falta de sentido de responsabilidade, de respeito, de exigência, de maturidade e de sentido de justiça.
Aliás, neste aspecto, a escola transformou-se na observância diária do ditado: “paga o justo pelo pecador”.
É que a escola, há alguns anos a esta parte, tem servido de “cobaia laboratorial” para alguns pseudo-pedagogos irem desfiando um inúmero rol de experiências na educação e ensino, sem terem em conta os mais elementares princípios da formação humana: sentido de responsabilidade, respeito, justiça, equidade, convivência e construção social.
Como podemos querer ter um país desenvolvido, cultural, social e economicamente, se, desde muito cedo, descuramos a formação das nossas crianças e jovens?! À custa de muitos computadores, muita Internet e muito “choque tecnológico”?
Hoje, o esvaziamento do processo de formação e aprendizagem no ensino é preocupante.

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