“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

06 outubro 2007

Aveiro na rota da Liberdade!

Assinala-se hoje o cinquentenário do I Congresso Republicano, que a 6 de Outubro de 1957 (47 anos após a implantação da República) reuniu em Aveiro a oposição ao regime do Estado Novo, tendo como alguns dos seus principais protagonistas Dr. Mário Sacramento - Dr. Vale de Guimarães (Governador Civil) - Dr. Costa e Melo - Dr. Manuel das Neves e o Arcebispo de Aveiro D. João Evangelista da Lima Vidal.
Pela defesa do ideal da liberdade, "marca" política e social da história da cidade, Aveiro, há 50 anos atrás, tinha efectivamente o que o tempo, o comodismo e o conformismo foi-se encarregando de, cruelmente, "aniquilar": PESO POLÍTICO e POSIÇÃO DE RELEVO na estratégia do país.
Hoje... resta-nos a memória.

1 comentário:

Anónimo disse...

Só pode estar a gozar: um congresso da oposição, há cinquenta anos, em ditadura, significava precisamente o contrário de "peso político" e "posição de relevo".
Foi cá, para além do mais, porque foi numa cidade de província longe de Lisboa e porque sempre viriam poucos (à data estiveram cerca de 120 pessoas).
Pense lá melhor que encontrará melhores exemplos de perde de peso político e posição de relevo...