“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

07 julho 2006

Por Cacia...

A Câmara adjudicou finalmente a construção da tão desejada pista de remo no Rio Novo do Principe.
Aquando das notícias que, há cerca 4 meses, davam conta do não cumprimento do governo do protocolo (!) assinado com o anterior executivo, a decepção de Aveiro, Cacia e Sarrazola (e outras localidades vizinhas) foi, maioritariamente, idêntica (salvo as devidas proporções) à derrota da nossa heróica selecção na passada 4ª feira. Aqui fiz disso "eco" por achar uma afronta ao desenvolvimento de Aveiro, da sua região e das suas gentes.
Como acredito, (bem como as referências no Código da Vivência, no Maréchal Ney e na Arestália) que este é um projecto muito mais abrangente que o seu carácter desportivo, por tudo o que envolve do ponto de vista ambiental, agrícola, piscícola, turístico e económico, espero que a CMA e todos os agentes económicos daquela região (como exemplo, Portucel) encontrem a capacidade de sustentabilidade do projecto. Projecto que deverá congregar todos os esforços políticos de Aveiro. Aliás, sinal dado, exemplarmente, pela unanimidade da aprovação camarária.
Estramanhamente é a voz discordante expressa no "Só Aveiro". Mais estranha é a sua argumentação baseada, apenas (!), na questão financera (por mais importante e óbvia que seja).
Principalmente para quem, durante bastante tempo, se preocupou com uma temática menos prioritária para Aveiro, como é a do "velhinho" estádio municipal. Questão com um peso financeiro, pela sua envolvência, muito mais relevante. Aí valeria a pena o endividamento de cerca de 10 milhões de euros (conforme foi publicamente revelado)?!
A pista de remo é, por todas as razões apontadas e conhecidas, um projecto de desenvolvimento da região que justifica esforços conjuntos e sacrifícios acrescidos.
Por um Rio Novo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Coube ao Dr. Élio Maia a felicidade desta decisão tão importante, uma daquelas que marca o mandato. Pena é que o governo se esteja a comportar de uma forma grosseiramente atentatória da sua honorabilidade, não respeitando o compromisso assumido com a câmara de aveiro. mas de um governo liderado por um primeiro ministro que garantia não subir os impostos na campanha eleitoral e logo os aumentou após a eleição, não é de estranhar. mas viva Aveiro e o empenho do seu Presidente!

Kafé Roceiro disse...

O assunto não me é familiar, mas te digo que é muito bom estar na sua casa.
abraço,
Kafé.

Anónimo disse...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»