“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

17 maio 2006

Falta de Comparência

Em desporto, tal expressão significa, mesmo que temporariamente, um abandono e consequente perda.
Assim vai a blogoesfera aveirense...
Com todo o respeito por aqueles que aqui me visitam e os que vou diariamente descobrindo, há referências que este espaço ía tendo.
É certo que muito me orgulha as visitas dos ilustres Terra&Sal - Maréchal - Pé de Salsa - José Mostardinha - entre muitos outros e bastantes anónimos.
Há alguns que aui vão deixando "marcas"... há muitos outros que só por aqui passam.
Mas havia referências. Mesmo que opostas nas convicções, sempre no mesmo lado do respeito e da consideração, da democracia e do pluralismo e... sempre em defesa de Aveiro.
Já lá vai o tempo da leitura obrigatória do João Oliveira.
Resta a tristeza do abandono de uma referência obrigatória e contraditória do Dr. Raúl Martins.
Aliás, como "padrinho" do blog, fica a certeza de uma blogsfera aveirense mais "pobre" e da polémica construtiva mais ausente.
Como, quando não temos mais palavras para exprimir a realidade, resta afirmar: é a vida!
E a nossa, por cá continua...

13 comentários:

Carlos Martins disse...

Concordo com o marechal. O texto faz transparecer algum sentimento de desilusão e conformismo.

É certo que a blogosfera aveirense ja foi mais animada, mas de certo que será passageiro.

Não fosse o facto de muitos dos bloggers aveirenses preferirem esconder a sua identidade (e agora digo-o sem qualquer tipo de crítica implicita, sublinhe-se) e sugeria uma tertúlia ao vivo num qualquer espaço da cidade. Porque não?

Al Berto disse...

Viva caros bloggers:

Como se poderá constatar não é só nas finaças que há deficit. É um facto que também ele paira na troca de ideias e de opiniões.
No fundo todos estamos em "deficit" com qualquer coisa...mas como você diz...é a vida. (onde é que já ouvi isto?...lol)

Mas nós, aveirenses dos "quatro costados", estamos habituados a "remar contra a maré" por isso naturalmente que também neste ponto saberemos enfrentar "ventos" menos favoráveis.

Uma coisa é certa a selecção de quem está e de quem não está de corpo e alma com a discussão democrática e aberta dos mais diversos temas vai-se fazendo.

A ideia do Carlos Martins é interessante e até posso dizer que já foi debatida entre alguns bloggers aveirenses. É no entanto um processo que deve ser bem organizado para não defraudar as espectativas.
Se os bloggers sob pseudónimo dessem a conhecer a sua identidade...seria uma forma de ajudar neste processo.

Em breve surgirão ideias com novidades a esse propósito no Estados Gerais.

A participação cívica no exercício da cidadania é um direito e um dever de todos.

É o país que o exige.
Um abraço,

Migas (miguel araújo) disse...

Caro "Oficial" visitante assíduo Maréchal
Caro amigo Carlos Martins
Caro "condómino" José Mostardinha
O texto é de facto tristonho, embora não tenha que ser entendido como melancólico ou auto-depressivo.
E, acreditem piamente, nada tem a haver com os meus ilustres companheiros de caminhada bloguista (ao Carlos acresce o facto de desde pequeno que o vi jogar - para além do conhecimento familiar/pai e por ideologicamente nos aproximarmos).
Mas é de facto tristonho.
Porque muito prezo o vosso contraditório, o vosso apoio e a vossa blasfémia sã.
Mas, tinha na Margem Esquerda uma referência, apesar de politicamente afastada, democrática, respeitadora e culturalmente interessante.
E, como diz o Carlos, embora ache que a blogosfera cá do burgo continua animada, o grupo parece-me ficar algo reduzido.
Apenas isso.
O desafio, aceito-o com todo o gosto e alma. Seja numa tertúlia ocasional, seja numa tertúlia radiofónica, seja numa tertúlia bloguista (num esquema de blog alargado).
Por mim, vocês que já me conhecem um pouco, sabem que gosto d desafios e não lhes viro a cara.
Agora é altura dos amigos anónimos estarem para aí virados.
Fico à espera.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Enfant Terrible
Peço desculpa por estar a individualizado, mas algo se passou na minha página, porque só depois de comentar é que li o seu.
De qualquer forma, queira o caríssimo, sentir-se obviamente incluído e em sua casa.
Quanto à sigla, por favor escolha outra (sei que conseguirá melhor). Isto porque ABA, para mim e para o Carlos, tem outro significado: Associação de Basquetebol de Aveiro.
Abraços

Terra e Sal disse...

Caro Migas:

Com que então eu não sou uma referência para si, apenas vou passando não é?
Deixe-se andar que eu um dia destes vou incendiar-lhe a casa, que você pode não me respeitar e considerar, mas tem de me temer.

Ambos “portistas,” sinal de bom gosto, e até de inteligência, diga-se, e depois vem-me com estas relativizações nas considerações.

Um dia destes vou-me embora também, é a melhor maneira de ver como vai ser o meu funeral,feito por vocês.
Depois é uma mania, uma coisa que sempre me despertou, o como será...

Quero ver como se portam, se vêm com aquelas merdinhas ao ouvido, a dizerem:
O "gajo era foleiro," fracotezito, sem nível mesmo, etc.

Vou ter com a D.Rosário, que a esta hora, já se deve ter finado também.
Depois, e se ela aqui não se cuidava e tinha-me ali ao lado, imagino como será lá no Céu.

Sim porque uma santa alma daquelas, não vai para um lugarejo qualquer.

Já agora e depois das sugestões que ouvi permitam-me um comentário:
O Carlos Martins, particularmente, é um curioso, é mesmo obstinado...
Não gosta por nada de jogar no escuro...

Trabalhem, e deixem de ser carpideiras, porque ninguém morreu, e quando quisermos, mandamos umas “bocas” e eles saltam para o nosso seio, que nem castanhas assadas em Novembro.

Um abraço ao Raul Martins e ao João Oliveira, e já agora ao João Figueira, que fez um retiro para meditação até segunda feira, espero bem.
“Cumprimentação”

Pé de Salsa disse...

Caríssimo Migas,

Acredite que imaginava que não se apercebia da minha "passagem" pelo este seu espaço.

É certo que por vezes me respondia (lembro-me inclusivamente da sua pronta resposta ao meu pedido sobre os interessantes livros que andava a ler) mas, como quase não me visitava (calculo eu), convenci-me que a minha marca não era importante no seu blog. Mas sabe que sempre o admirei pela rectidão, clareza e neutralidade em dizer o que pensa.

Vou passar a confirmar aqui a minha presença e possivelmente a "mostar-me" mais um pouco.

Gostei do seu lamento que nos fez acordar para a necessidade de debater o que vai bem ou mal "aqui e ali" e também sinto o mesmo que o meu amigo pela ausência do Raul Martins no seu Margem Esquerda.

Cumprimentos para si.
Pé de Salsa

Migas (miguel araújo) disse...

Meu caro ilustre Terra & Sal
O meu amigo sentiu-se "ofendido", secunderizado e marginalizado?!
Por quem sois?!
Nunca na vida.
Não foi por uma questão de menosprezo que me referi aos ilustres visitantes (os que por aqui passam).
Acredito que estará a brincar comigo.
Então depois de tanta prosa e teclado por aqui debitado, ia lá deixar de o considerar como um dos primazes desta modesta casa?!
Mesmo depois de aparecer no post como um dos orgulhos do contraditório neste simples (não confundir com simplex) cantinho?!
Meu caro...
Deixe-se de modestas, que aqui já se apercebeu, mesmo do contra, não precisa.
Mas se faz questão, nada me custa e constrange: V. exa. é, obviamente, uma referência.
E não o digo por mera casualidade demagógica ou, mais terra a terra, para troca de galhardetes.
Eu não me referi ao Dr. Raúl como A Referência. Mas sim como uma das mais importantes referências, pela forma como aqui nos fomos confrontando. Umas vezes concordando, a maior parte, por razões óbvias, discordando, mas sempre atentos um ao outro.
E como no seu e outros casos (felizmente) da forma mais democrática, pluralista e acima de tudo respeitadora.
Estamos compreendidos, agora?!
Um Abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Pé de Salsa
Olhe que aqui o seu amigo Migas, não dorme... e não anda assim tão distraído.
O facto de nem sempre comentar, não significa que não preste atençõ ao seu canto. E olhe que já por lá deixei algumas modestas "coisitas".
Às vezes a inspiração, o tempo e a oportunidade, nem sempre ajudam.
Mas acredite que é com muito gosto que as portas destes arcos se abrem e as minhas visitas ao Pobres e Ricos estão garantidas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Que grande lamechice.Parecia que estava na capela mortuária enquanto lia o Blog e os comentáios.Que ninguem arrede pé,porra!!!Não tenham dúvidas que são os anónimos que animam os blog´s. São isentos, não se conhecem, dizem o que querem,sem terem de serem simpáticos mesmo que condónimos ou amigos. Entendam o anonimato doutra forma, tal como o voto em qualquer eleição de qualquer organismo. São vxª que elegem o voto secreto, então porque não o anonimato, sem insultos, sem desvergonha, sem perconceitos de amizade, sem, sem o que quizerem. Eu defendo o anonimato até porque os não anónimos usam nomes não verdadeiros.Um abraço para todos vocês.

Terra e Sal disse...

Meu Caro Migas e Anónimo:
Permita-me Migas que me dirija directamente ao anónimo.

Concordo consigo meu Amigo.
É, conforme interpretei, defensor dos espíritos, personalidades e caracteres, e não da carcaça linda ou feia, nova ou velha, de um Vª Exª ou de um "pé-descalço", que de algum modo, a terra vai um dia "saborear"com o mesmo prazer.

Essa parte que se mostra é o Ter.
A outra é o Ser, e este é eterno.
Vamos embora, e ele fica cá eternamente, se a tanto lhe dermos lugar com o nosso comportamento que tem de ser por si só,naturalmente, um exemplo para os outros.

Daí, para o possuirmos, mesmo na nossa pequenez, termos sem coacção,ou confrangimentos,de nos dirigirmos aos outros com as pequenas verdades que cada um tem dentro de si.

E a palavra deve sair do coração e ao coração do outro deve ser dirigida.
E quando assim é, não há lugares a rancores ou ressabiamentos.

Interessa na minha maneira de ver o que somos por dentro, os "comandos" que temos, que regula ao fim e ao cabo o nosso comportamento regular ou não.

Concordo que dentro do espírito civilizado, cordial, moral e de civismo, que tudo engloba, não interessar nem é importante visualizarmo-nos, mas mostrarmo-nos através das nossas atitudes, dizendo assim quem somos.

Um abraço a ambos.

Carlos Martins disse...

Meu caro Terra&Sal,

jogando às clara, como diz q gosto, devo dizer que nao esteve muito feliz hoje. Permita-me. Com todo o respeito.

Com o mesmo respeito com que sugeri e continuo a sugerir que se faça uma tertulia ao vivo. E isto não implica curiosidade ou obstinação. Implica pura e simplesmente querer mais um ponto onde se possa discutir ideias ou partilhar opinioes. No fundo conviver. E tive o cuidado de referir que não havia critica implicita a quem prefere nao desvender a sua identidade. No seu caso e noutros, como o faz com todo o respeito, é perfeitamente aceitável. Alias, nem ninguem tem que aceitar ou deixar de aceitar. E na tal eventual tertúlia, como é obvio, só vai quem quer.

Mas eu acredito que hoje esteja mal disposto, de mau humor, transparece da sua prosa, usualmente tão calma e ponderada. Está no seu direito, todos temos dias assim.

Por isso, bem haja

Anónimo disse...

"Concordo que dentro do espírito civilizado, cordial, moral e de civismo, que tudo engloba, não interessar nem é importante visualizarmo-nos, mas mostrarmo-nos através das nossas atitudes, dizendo assim quem somos."

Peço ao autor licença para citar e, no seguimento, apenas sugiro que Gente como o Migas e o Bad sigam o seu percurso, mostrando-se através das atitudes, palavras e até fotografias, enquanto os grandes "donos" da palavra do espaço blogosférico (cheira-me a bola...) continuam a debitar caracteres, mostrando assim quem são...

É mais fácil e confortável e nas reuniões de amigos sempre se podem gabar dos comentários mais duros que, aqui ou ali, fizeram ou fazem, contra este ou aquele.

Por mim, ficarei também tranquilo e anónimo, quase sem vontade de partilhar o meu espaço de discussão com tão organizada "tertúlia". O pedaço é deles, deixá-los gozá-lo.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Como v~em os anónimos animam. Querem fazer uma tertúlia pois façam mas será forçosamente redundante e reduzido o espaço bloguista , (mesmo que cheire a futebol) já de si tão pequeno. Isto já é uma tertúlia pelos poucos que opinam e os que comentam. Continuem a blogar porque somos todos sérios