“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

10 janeiro 2006

Realidades

Este Sábado passado (7.01.06) marcou o início da colaboração jornalística de Miguel Sousa Tavares com o Expresso.
No seu primeiro artigo (com direito a espaço de destaque na segunda página) MST desfaz o sonho de cada passagem de ano: ano novo, vida nova. Neste caso concreto a máxima é contrariada por uma realidade bem diferente: ano novo, vida velha.
E logo a abrir, MST afirma:
"Em 2006, e pelo sexto ano consecutivo, vamos divergir da União Europeia - isto é, vamos crescer menos do que a Europa à qual pertencemos. Segundo as previsões do Banco de Portugal, vamos crescer 0,8%, ter uma taxa de inflação no mínimo de 2,5% e o desemprego vai aproximar-se dos 8%."
Tal panorama (que não adianta justificar mas sim tentar contrariar) faz-me lembrar uma história antiga (perdoe-me o Dr. Raúl Martins pela concorrência novelística):
Um alemão, um francês e um inglês observavam um magnífico quadro de Adão e Eva no paraíso.
O alemão disse: olhem a perfeição dos corpos. Ela esbelta e esguia, ele atlético... são alemães!
O francês reagiu: é evidente o erotismo que se desprende da tela. Sabem que em breve chegará a tentação... são franceses!
O inglês comenta: notem a serenidade, a delicadeza, a sobriedade... só podem ser ingleses!
Uma voz exclamativa rompe o silêncio: sem roupa, descalços, sem casa, apenas com uma maçã para comer e ainda sonham que estão no paraíso?! Não! Só podem ser portugueses!!!

Sem comentários: