“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

05 janeiro 2006

A Oriente nada de novo.

Em Israel começam a viver-se horas de grande preocupação.
Motivo: o estado de saúde do Primeiro Ministro Ariel Sharon.
Preocupação em Israel, na Palestina (como exprimiu publicamente o primeiro ministro palestiniano Mahmmoud Abbas) e na comunidade internacional.
Quando Yasser Arafat faleceu a 11 de Novembro de 2004, muitas vozes afirmaram convictamente que a Paz era, após essa data, um processo mais facilitado e possível de alcançar a curo prazo.
No entanto, a realidade após mais de um ano, mostra-nos um médio oriente em pólvora e as relações entre israel e palestina instáveis e efervescentes, como confirmam os próprios conflitos armados internos no estado palestiniano.
Ou seja, hoje colocam-se inúmeras dúvidas e interrogações se a morte de Arafat não trouxe maior debilidade à estrtura palestiniana e ao processo de paz.
Por outro lado, desde 2001 (ano da eleição para primeiro ministro) que Ariel Sharon é o mal-amado israelita. Tido como 'inimigo' pela extrema-direita judaica e israelita, não deixa de ser apludido pelo seu incansável empenho no processo de paz para a zona. Entre o polémico muro, fica igualmente na memória colectiva recente a saída da faixa de gaza e a entrega desse espaço à comunidade palestiniana. Politicamente forte, quer no relacionamento com o estado vizinho, quer internamente com a capacidade heróica de resistir à enraízada estrura e ao peso religioso e político da extrema-direita israelita, foi capaz de quebrar barreiras e criar roturas fortes que resultam, a 3 meses das eleições legislativas em irael, numa vitória clara do seu recém 'nascido' partido político Kadima.
E agora?!
Em pouco mais que um ano, a Paz no Médio Oriente volta a entrar em coma!
Como se diz por cá: Ano novo... vida velha!

Sem comentários: