“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

13 dezembro 2005

Estar e Não Estar

Já referi neste meu espaço, a surpresa com a abdicação da responsabilidade eleitoral e política, que os candidadtos socialistas presentearam Aveiro e o seu eleitorado.
As eleições são um compromisso político e social, sendo claro que não existem vencedores e vencidos antecipadamente, por mais confiança que se tenha nos projectos e ideias que se defendem.
Se é um dierito o voto e a sua expressão um dever cívico, não deixa de ser importante o assumir responsabilidades pós eleitorais.
Nas autárquicas elegem-se deputados e vereadores, muitas vezes condicionando-se o voto a uma lista (de personalidades) capaz ou não.
Não faz sentido que se abandone uma cidade e um projceto só porque se perde.
Se foi tão importante a 'obra' feita e o 'trabalho' desenvolvido, não faz sentido que não se defenda a 'dama' e não se contraponham projectos diferentes. Virar as costas não só faz com que o passado se esvazie e se dê mais força a quem se nos opõe.
De 'fora', ao longe, na comunicação social, apenas quando nos sentimos 'ofendidos' ou 'beliscados', não me parace um sentido de oposição válido e coerente, de contestação crítica... serve apenas para alimentar 'invejas', 'fogueiras', 'fofoquices' e 'vender notícias'.
Sabe-se que mais um vereador socialista suspendeu o seu mandato (por 22 dias).
Razões válidas?! Provavelmente!
Dúvidas para o regresso?! Quem as não tem!
O que se sabe é que o eleitorado aveirense escolheu um novo executivo com base numa maioria da coligação eleitoral e numa oposição de quatro vereadores socialistas.
A certeza que existe é que o PS estás prestes a ter a necessidade de recorrer aos candidadtos suplentes para não defraudar, de vez, quem ainda depositava alguma esperança na continuidade.
É mau para a democracia!
É péssimo para Aveiro!

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente é uma vergonha, nem na derrota os socialistas aveirenses conseguiram ser humildes. Sempre com a arrogância que os caracterizou, viraram as costas aos cidadãos gorando as expectativas dos que neles votaram. Esperava-se um pouco mais de elevação ou um pouco de "chá". A não ser que quisessem ser "Xás".