“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

25 dezembro 2005

Desmistificar... Esclarecendo

Entre rabanadas, filhós, o bacalhau e ‘roupa velha’ e o ‘santo etílico’, absorto pelo espírito natalício, apraz-me desmistificar e esclarecer alguns mal-entendidos ou dúvidas.
À parte os aspectos técnicos e políticos do orçamento para 2006, tem existido alguma turbulência na vida aveirense dos últimos dias, face à polémica centrada nas “ausências, presenças e desistências” no seio do executivo camarário.
Entre o que por aqui já referi; o que comentei nas Notas do JMO e o que igualmente fui referindo na Margem do Dr. Raul Martins, surgiram alguns ‘coments’ (obviamente) anónimos a referir a minha suposta posição facciosa e presumível justificação para a ausência do presidente da câmara na reunião extraordinária do executivo para aprovação das GOP’s e Orçamento para 2006.
Desmistificando e esclarecendo...
1. Já o referi: as GOP’s e Orçamento é um dos mais importantes documentos camarários (a par do relatório de gestão anual).
2. Não tenho que justificar ou criticar ausências ou presenças do presidente ou de qualquer membro do executivo (isso caberá ao próprio executivo ou assembleia municipal). Nem, como munícipe, esse facto poderá preocupar-me, desde de que não seja posta em causa a gestão e o desenvolvimento de Aveiro.
3. Quando referi a ausência da Eng. Lusitana na mesma reunião, não pretendi colocá-la no mesmo ‘patamar’ do Dr. Élio. Apenas destaquei o facto de aquela ser a oportunidade para a oposição ser verdadeiramente oposição (porque em minoria). Aliás, como referiu o Dr. Raul Martins na sua margem, existia a inevitável relação com o exercício do cargo nessa área, no mandato anterior. Para além disso, parece-me inquestionável o facto de a verdadeira ‘prova de fogo’ da maioria estar consignada ao debate na AM de amanhã.
4. Curiosamente repare-se que o documento foi aprovado com 4 votos favoráveis e 3 votos contra. Imagine-se o que seria se a reunião contasse com a presença de toda a oposição?!
5. Por último, o que escrevi sobre a questão das ausências apenas realça o facto de, face à importância da aprovação do documento, as razões têm de ser suficientemente válidas. Tão simples quanto isto.
Quanto ao documento das GOP’s e Orçamento, é curioso o facto de que, enquanto no ‘segredo dos deuses’ muitas críticas se avolumaram. Após a sua ‘aparição’ pública muito pouco se ouviu. Cansaço ou falta de argumentação?!
Aguardemos pelo debate municipal, que se espera esclarecedor.
Faz-me lembrar uma frase em destaque no último romance de José Rodrigues dos Santos (“O Codex 632”): ‘O tempo revela a verdade’ (de Séneca em Da ira).

Sem comentários: