“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

11 novembro 2005

A Saúde em Portugal

está doente. Doente e irritada consigo mesma.
Quem faz o diagnóstico e provoca este mal-estar é o Gabinete de Estudos e Planeamento da Direcção Geral de Saúde ao divulgar (publicamente --> ver) um relatório comparativo entre os Hospitais de Gestão Pública (SPA) e os Hospitais de Gestão Empresarial (EPE) vulgos SA. E a 'azia' foi provocada essencialmente porque este governo fez dos Hospitais SA a sua bandeira na área da saúde, como o exemplo de gestão de recursos, optimização de serviços e melhoria no acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos.
No entanto, algo vai mal na medicina do reino socraísta. Se a sua saúde se tinha agravado com a 'virose' das autárquicas e a 'gripe' do OE 2006, nada melhor que a 'enxaqueca' do relatório da DGS.
Este relatório (com mais de 200 páginas) foi, segundo o descrito na sua introdução e no site da DGS, baseado num Indicador Agregado de Avaliação da Eficiência e da Qualidade, que teve em consideração indicadores de eficiência relacionados com a gestão e a qualidade dos serviços que prestam.
E o resultado não podia ser mais preocupante para a saúde nacional: Os hospitais de gestão empresarial, mais conhecidos por Hospitais SA, prestam piores serviços de saúde aos cidadãos do que os hospitais de gestão pública.
O Hospital de Aveiro, não foge à regra, nem consegue constituir excepção. Não é bom, nem mau... antes pelo contrário. Pauta-se por uma avaliação fraca.
Pela sua saúde, não adoeça!!!!

Sem comentários: