“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

13 novembro 2005

E se...

a conflutualidade existente e vivida em França 'saltasse' fronteiras?
De que forma está a nossa sociedade estruturada e preparada para dissipar e lidar com esta problemática da integração social, cultural, política e religiosa dos emigrantes?! Veja-se o exemplo dado pela aprovação da legislação socialista sobre a emigração, ao não conceder a cidadania portuguesa à 2ª geração de emigrantes.
E Aveiro... tem 'consciência social' capaz para lidar abertamente com esta problemática?!
Que impacto tem o Bairro de Santiago, o Bairro do Griné e o Bairro do Caião?!.
Quantos de nós participámos na integração social de quem aí vive?! Nem que seja no contacto diário (escola, trabalho, lazer) com quem habita esses locais.
Que acção social e cultural delineada e planeada tem a Câmara para estas zonas?! Por exemplo, nos últimos anos foi projectado no âmbito do Programa Polis, alguma recuperação de zonas de Aveiro que criassem outro tipo de infraestruturas (físicas e sociais) para os realojamentos, adoptando-se um modelo distinto da densidade demográfica actual?! Ou é preferível ficar na 'sombra' do papel da Igreja (paróquias) e das suas estruturas pastorais (ex. Florinhas do Vouga e Cáritas), papel esse que, nas alturas de conflito ou crise, convém realçar e justificar, mesmo por quem se diz ateu ou agnóstico?!
Será que temos consciência das realidades sociais que nos rodeiam?!
Aqui também é França e Europa... espero que mais livre, tolerante, integradora e socialmente evoluída.

Sem comentários: