“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

25 outubro 2010

Economia emergente. Pena não ser a portuguesa!

A questão orçamental continua na agenda mediática da política nacional.
O PCP, BE e CDS já anunciaram o seu sentido de voto: pelo Estado e por Portugal - CONTRA!
O PSD, contra algumas expectativas (as minhas, por exemplo), preferiu o "harakiri" político com um verdadeiro "tiro no pé": a via negocial que mais não é do que pagar a meias uma factura que não lhe pertence. Reduzindo a nada o seu espaço político e a sua capacidade de afirmação como alternativa governativa.
Mas enquanto decorrem as rondas (que mais parecem processos judiciais, agora que entram os "recursos") com a apresentação de documentos importantes e relevantes de última hora, há uma questão que merece destaque.
Aumentaram os impostos, reduziram os benefícios fiscais, falham as ajudas ao tecido empresarial, diminuiu o poder de compra e aumentou o endividamento familiar. Não há medias eficazes no combate ao desemprego e no apoio ao emprego.
O que há é um claro erro de análise dos comentadores e personalidades políticas, dos analistas económico-financeiros, dos jornalistas da área: este Orçamento de Estado para 2011 vai fazer crescer a economia.
O País (as famílias) vai poupar de tal forma que vai provocar aumentos claros e evidentes nos negócios (lojas) chineses e indianos. Aí não há qualquer dúvida! É a economia a crescer...
E depois ainda há quem ache que a abertura dos hipermercados aos domingos à tarde é que aniquila o comércio tradicional!!!!

Sem comentários: