“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

30 agosto 2010

Resumo da Semana - 29.08.2010

Publicado na edição de ontem, 29 de Agosto de 2010, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.


A semana que termina, ainda muito delimitada pelo Verão e pelas férias, foi marcada por alguns acontecimentos que merecem destaque...
Não é usual o futebol ser mencionado neste espaço.
Mas, com tudo o que comporta um desporto carregado de uma carga emocional forte, é um facto que o futebol marcou uma semana morna: desde os comentários profissionais às simples conversas de “café”.
Desde momentos que fizeram história, a confirmações sólidas, terminando em verdadeiros “milagres”, Braga, Porto e Sporting, com as classificações para as fases seguintes da Liga dos Campeões e da Liga Europa, foram delineando a agenda mediática da semana.
Goste-se ou não, queira-se ou não, o futebol ainda vai ocupando uma parte significativa do quotidiano dos portugueses (e não só) e gerando um conjunto de emoções e conexões nas e entre as comunidades.
Seja por questões desportivas (rivalidades e afectos), seja por questões sociais, culturais e económicas.
À parte deste feito europeu no desporto português, concretamente do futebol, a semana revelou quatro aspectos que merecem destaque neste resumo semanal.
Orçamento de Estado 2011
No seguimento da troca de acusações e “galhardetes” políticos, concretamente entre PS e PSD, com CDS, PCP e BE a assistirem na “bancada” e a desvalorizarem as quezílias, o Orçamento de Estado para 2011 (e por “arrasto” a proposta social-democrata de revisão constitucional) é, neste momento, o ponto alto da reentré política.
Entre muitas questões, esta semana o país ficou a saber que o Governo não vai satisfazer a vontade ao PSD de ter os fundamentos do próximo orçamento, até ao próximo dia 9 de Setembro.
Primeiro porque o governo alterou a data limite do envio das informações de cada serviço do Estado (previsão de execução da despesa) do dia 20 de Agosto para 15 de Setembro. Segundo, como se tal não bastasse, esta medida governativa vem confirmar as declarações do Secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, que afirmou ser tecnicamente impossível apresentar as contas para 2011 em Setembro.
Tecnicamente impossível e politicamente conveniente…
Encargos do poder local
Os últimos dias da discussão e aprovação do Orçamento de Estado para o corrente ano mereceram aceso confronto e diversas críticas, nomeadamente pelo Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
A Oposição pretendia e aprovou um reforço orçamental de cinco milhões de euros para fazer face às despesas das remunerações dos eleitos nas freguesias.
Teixeira dos Santos considerou a medida “populista”, chegando mesmo a afirmar que este valor era “money for the boys”.
Acontece que muitos dos “boys” são socialistas e o “money” afinal, segundo o presidente da Associação Nacional das Freguesias – ANAFRE, ficou, mesmo assim, aquém do necessário – oito milhões.
E é pura demagogia a acusação do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, de que, afinal, a oposição se enganou nas contas. É que se não fosse o empenho da oposição, as freguesias nem cinco milhões de euros tinham tido direito.
Personalidades que escrevem a história
A 26 de Agosto de 1910 nascia Agnes Gonxha Bojaxhiu, na pequena cidade albanesa de Skopje.
O mundo viria a conhecê-la como Teresa, mais concretamente “Madre Teresa de Calcutá”.
Prémio Nobel da Paz em 1979, considerada em 1985, aquando do seu discurso nas comemorações dos 40 anos das Nações Unidas, por Pérez de Cuéllar, então secretário-geral, como a “mulher mais poderosa do Mundo”, Madre Teresa dedicou toda uma vida aos outros, nomeadamente aos mais pobres dos pobres de Calcutá, entre 1948 e 1997, ano em que faleceu.
Nota final
Infelizmente, e por circunstâncias da vida, a história também se escreve com as tragédias.
E a semana fica marcada pelas circunstâncias trágicas que retiraram a vida a seis pessoas na A25 e marcaram física e psicologicamente dezenas de outras.
Há regressos a casa ou aos destinos traçados que são idas sem volta, sejam quais forem as causas e as responsabilidades.
A vida vale muito mais que a velocidade no asfalto!

Boa Semana…

Sem comentários: