“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

15 julho 2010

Esclarecer equívocos!

Publicado na edição de hoje, 15 de Julho, do Diário de Aveiro.

Cheira a Maresia!
Esclarecer equívocos!


Durante estes quatro anos de “ditos e escritos” nas páginas do Diário de Aveiro, com mais ou menos regularidade, em função da “inspiração”, “transpiração” e disponibilidade temporal, nunca pretendi criar qualquer tipo de “diálogo” com outras personalidades que vão manifestando aqui o seu direito à opinião e à livre expressão.
Mas como há sempre uma primeira vez para tudo (ou quase tudo), importa esclarecer o que me pareceram alguns equívocos transmitidos nos primeiros parágrafos do artigo de opinião de Domingos Cerqueira, com o título “O Beira Mar, um clube da nossa terra. Fundamentalismos e extremismos”, e publicado na edição deste jornal do dia 13 de Julho.
Apenas pretendo esclarecer alguns pontos que se referem à minha pessoa, sem entrar em qualquer tipo de controvérsia ou discussão com Domingos Cerqueira, que me conhece há cerca de 40 anos (pouco depois de eu deixar as fraldas). Muito menos tecer qualquer comentário em relação ao seu artigo.
Comecemos pelas primeiras linhas.
Nunca nestes quatro anos de ligação com o Diário de Aveiro, no meu blogue (desde 2005) ou nas redes sociais que frequento (Twitter e Facebook) usei a minha qualidade profissional e a de funcionário municipal para me exprimir. Nunca nos meus artigos foi feita alguma referência directa, positiva ou negativa, à actuação desta Câmara ou dos executivos que a precederam. Nunca o “elemento do gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Araújo” escreveu uma única palavra neste jornal, no blogue “debaixo dos arcos”, no twitter ou facebook pessoais. Nunca o fez, nem nunca o fará nessa qualidade.
Como aparece referenciado junto à fotografia, os textos são da responsabilidade do cidadão aveirense (cagaréu de gema, já agora) Miguel Araújo, colaborador ou lic. ciências da comunicação (depende da vontade editorial). Tão só.
Além deste aspecto, importa ainda referir que o meu artigo em causa a que se refere Domingos Cerqueira foi, por lapso e lamentavelmente, repetido, totalmente fora de contexto e a despropósito (como refere uma nota da redacção do Diário de Aveiro na publicação do artigo correcto dessa semana, no sábado seguinte – dia 26 de Junho). É que o artigo que deu lugar (e ainda bem) a “espevitar a vontade” de Domingos Cerqueira escrever sobre o ‘seu’ Beira Mar, foi escrito e publicado em 5 de Novembro de 2009, sete meses antes.
E convém ainda referir que o mesmo não teve nada a ver com o Clube ou Instituição Beira Mar em si, mas sim com alguma discussão que se fazia sentir na altura, nomeadamente na blogoesfera e na comunicação social local, face a “fantasmas” de “extinção do clube” ou de “fecho de portas”. Artigo, aliás, criticado por uns, elogiado por outros. Como na vida, gostos não se discutem e cada cabeça sua sentença.
Por último importa ainda esclarecer que, na minha modesta e questionável opinião, a condição de associado de um clube (associação ou instituição) faculta ao sócio, entre outros, o direito de eleger, ser eleito, votar e aprovar, beneficiar de condições especiais. Não me parece, salvo melhor e respeitoso parecer, que essa condição de sócio signifique ser melhor ou pior beiramarense ou que impeça qualquer tipo de expressão de opinião. Tal como não significa que não se possa falar sobre política, sem pertencer a um qualquer partido político, ou para falar sobre Aveiro se tenha de ter a condição de vereador ou deputado municipal.
Terminando, refiro apenas que em várias ocasiões e anos servi o clube como treinador de basquetebol (terminando, em 2008, a minha muito modesta carreira de 17 anos, precisamente ao serviço do Beira Mar).
Esclarecidos, espero eu.

Sem comentários: