“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

13 junho 2010

Resumo da semana XXIV

Publicado na edição de hoje, 13 de Junho, do Diário de Aveiro.

Cambar a Estibordo...
A semana em resumo.

O resumo desta semana começa com um convite.
A animação do Parque da Sustentabilidade tem um conjunto de iniciativas, aos domingos de manhã, que merecem uma visita familiar: Domingos em Forma e Divertidos, conjugados com acções de educação ambiental e de Ciência Viva. Vale a pena. Além disso, foi criada uma “Fun Zone” com muita animação e a transmissão de todos os jogos do Mundial de Futebol 2010. A Baixa de Santo António tem vida.

Vá de Férias, “Cá dentro”!
As férias são, por norma e natura, um espaço de relaxamento, descanso, gozo e divertimento. Este é um princípio que deve estar presente em todos os recantos do planeta, menos um pequeno rectângulo ibérico, à beira-mar plantado. É que em Portugal, “férias” é sinónimo de polémica política e erros de “casting”.
Haverá, porventura, matérias onde o Presidente da República foi mais polémico e nem sempre consistente. Mas Cavaco Silva é, claramente, uma personalidade das finanças e da economia, conhecedor profundo da realidade dos números nacionais, não havendo, até à data, registo de uma intervenção que tenha sido menos feliz ou menos acertada.
Por isso, quando o Presidente da República apela aos portugueses para que, neste ano, as suas férias sejam passadas em território nacional, tem a consciência que esse facto projecta a economia nacional, mantém o dinheiro “cá dentro” tem implicações nalgum controlo da divida externa (um dos grandes fardos financeiros nacionais).
Quem não tem consciência do papel que exerce, nem do sentido nacional e, muito menos, da pasta que tutela, é o Ministro da Economia, Vieira da Silva (um dos erros de “casting” deste governo) que se insurgiu contra as afirmações de Cavaco Silva temendo que a medida sugerida também seja aplicada noutros países.
Viera da Silva, infelizmente, não percebeu o que os próprios operadores turísticos - a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo - compreenderam na sugestão do Presidente de Portugal. E não percebeu que para o turismo, para as receitas e para a economia nacional, é importante que os portugueses passem as suas férias “Cá dentro” e que se promova um eficaz plano de marketing externo para que, pelo menos, se mantenha o número de turistas estrangeiros a visitar Portugal.
Confusão Rodoviária
Entre anúncios e decretos legislativos, portarias por publicar, condições logísticas ainda por definir, recuos com excepções dúbias e por confirmar, o dia 1 de Julho aproxima-se e nada está concretizado em relação ao pagamento de portagens em algumas (ex)SCUTs.
À boa maneira lusa, os atropelos de planeamento são vários, as indecisões inúmeras e as dúvidas mais que muitas.
A confusão vai ser geral.
E por mais foguetes que se lancem com as recentes declarações do Secretário de Estados dos Transportes, é bem sabido que em política nacional o que hoje é verdade, amanhã não se sabe. O que se sabe é que cada quilómetro percorrido tem um custo de oito cêntimos.
Esperar para ver e “pagar”.
Apertar ainda mais
O cinto da crise financeira portuguesa e das medidas de controlo da crise tem muitos buracos. Buracos esses que ainda não estão todos apertados.
Quer na tomada de posse do novo Governador do Banco de Portugal, quer pelas declarações do Ministro da Finanças, Teixeira dos Santos, temos a consciência que as medidas até á data aplicadas não serão suficientes. Por mais que o Ministro Vieira dos Santos queira esconder a realidade.
O certo é que para o novo Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, o esforço para relançar a competitividade económica e empresarial em Portugal deve passar por um ajustamento dos salários, enquanto o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reforçando a opinião de Carlos Costa, defendeu em Bruxelas não só a aplicação de ajustamentos salariais, mas uma maior flexibilidade laboral.
Será que ficaremos por aqui?!

Boa Semana… com Portugal a entrar no Mundial.

Sem comentários: