“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

12 setembro 2009

Final dos Debates.

Os debates televisivos chegaram ao fim... Começa agora o "circo" da campanha. As emoções, a agressividade, a confiança, a conquista e consolidação de eleitorados. Também as promessas que ficarão ou não por cumprir.
Em relação aos debates, a minha conclusão é que não serviram para conquistar indecisos mas sim para consolidar que já decidiu.
Paulo Portas foi, em alguns momentos, bastante seguro e incisivo.
Manuela Ferreira Leite, para quem a via como o "elo mais fraco" foi a maior surpresa: passou a mensagem que queria, não saiu derrotada em nenhum confronto e acabou por ser a surpresa de todos os debates.
Francisco Louçã foi o menos feliz no confronto das ideias e propostas.
Jerónimo de Sousa falou apenas para dentro do PCP. O mais inseguro e menos preparado para os confrontos.
José Sócrates deixou uma imagem "pálida" e "desgastada" no discurso. E penso que não terminou bem. Dizer que se ganhar as eleições TODOS os ministros serão substituídos é o mesmo que querer dizer e transmitir a imagem de que o Governo falhou, não prestou um bom trabalho ao país. É, claramente (mesmo que sem intenção), transmitir aos cidadãos uma clara falta de confiança.

6 comentários:

Terra e Sal disse...

Ena o que por aqui vai meu Caro Miguel. Concordo que o Louça se espalhou. Era um partido interessante, eu achava, mas afinal encapota a defunta UDP. Meteu “água” com o Sócrates, concordo que sim, esperava melhor do Louça, mas ele não foi capaz. Mas gostei de ouvir aquela da educação e saúde de borla, sei que é complicado, uma utopia, mas era bom que fosse possível.
O “seu” Portas não se portou muito mal com o Sócrates, mas ficou aquém do que esperava, convenci-me que ele, e o Louça, iam atrapalhar o Zé Sócrates, enganei-me, desiludiram-me mmesmo.
Há coisas do diabo. O BE andou a emergir de eleição para eleição, agora nestas, certamente entusiasmado apresentou um programa de governo a "sério", e penso que com ele, assassinou o fenómeno BE, mas vamos a ver como vai ser.
Hoje a Manuela Ferreira Leite esteve muito mal, mal caracterizada também, diga-se.
A senhora pode ser boa num gabinete qualquer, não tem jeito para a política. O PSD vai para as eleições não com um programa de governo, mas com um “memorando” do que vai ser a sua governação. Depois as suas gaffes, e o não pensar antes de falar, como aquela de “matar a mãe e o pai para ser órfão” mais o caso da Madeira e dos seus deputados a contas com a justiça,com outras que nem invoco. foram asneiras de mais para serem desculpadas.
O programa do PSD, pareceu-me mais, (com todo o respeito) o de uma Junta de freguesia sita aí num buraco qualquer.
Se ela esperava ir ao debate para trazer uns pontinhos para casa, eles de certeza reverteram a favor do Sócrates. Vai ver, por estes dias vão sair notícias disso.
Para acabar:
Acho que este país está “arrumado”
com esta gente.
Se andamos mal, pelo que vi, se mudarmos vamos ficar muito pior.
Cumprimentos e um bom domingo.

Anónimo disse...

Por falar em eleições, viu o Expresso deste Sábado? Pelos vistos, se o PS vai eleger 5 ou 6 deputados, a questão que se colocará no dia 27 é saber se o Filipe Neto Brandão (6º) vai, ou não, ser eleito.
Pela minha parte, eu que sempre votei no PSD, lhe digo: vou votar no PS para fazer eleger o Filipe. Porque sou amigo dele mas sobretudo porque ele merece e tem qualidade para ser um excepcional parlamentar. E que vai prestigiar Aveiro.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro amigo Terra & Sal
Permita-me que incie com uma declaração de interesses (motivado por um pequeno lapso seu, de memória - de forma inocente, claro): o Paulo Portas já não é "meu", como bem se recordará, desde de Janeiro de 2008.
Em segundo lugar, recorde-lhe a votação on-line (via telefone) pós-debate da SIC, sobre quem venceu o "confronto": 53% MFL vs 47% JS.
Afinal o desempenho de Ferreira Leite não só serviu para "preocupar" e tornar Sócrates mais "ansioso" e "agitado", como serviu para esclarecer, vincar as suas posições em relação ao Estado Social (Segurança Social), ao Emprego, à Economia, sem esquecer a Educação e a Saúde.
E marcou pontos (mesmo com a atrapalhação das SCUT), por exemplo com a TGV e os Espanhóis.
Sócrates esteve nervoso, demagogo e muito propagandista.
Agiu como se fosse o PSD que estivesse a ser "julgado" como governo. E não é o caso... não pode fugir às responsabilidades, nem à realidade.
Louçã, de facto, traz à realidade a verdadeira essência do BE: as suas raízes revolucionárias, anarquistas, totalitaristas e nada pluraistas e democráticas. Já para não falar das imensas ilusões e irrealismos.
Até Paulo Portas esteve bem frente a Louçã... que apenas conseguiu marcar pontos com Jerónimo de Sousa.
Mas concordo inteiramente consigo... Portugal precisa de outra política e de outros políticos: quem sabe à "moda antiga": Soares, Freitas, Adelino Amaro da Costa, Sá Carneiro e, porque não, Cunhal (isto só para citar referências históricas nos principais partidos).

Migas (miguel araújo) disse...

Anónimo
Filipe Neto Brandão tem o meu maior respeito, por diversas razões, onde se inclui o seu trabalho como Governador Civil de Aveiro. Já tive a oportunidade de o dizer: discreto, mas eficaz.
Quanto ao seu papel na AR e na defesa dos interesses de Aveiro, há outros factores a ter em conta: não depende apenas da sua enorme vontade. Há a questão partidária, as regras da própria AR, os temas em debate, a agenda política, a disciplina de voto, etc, etc. Não é fácil. E a forma como se faz politica, hoje, em Portugal é muito centralizada e focalizada nas opções dos governso e dos partidos.
Quanto às suas opções de voto... sãoas suas. Não tenho nada a ver com elas, nem a comentá-las. Cada vota em função da sua convicção e consciência.

Anónimo disse...

Gostei de ler o seu comentário, muito sensato. As gaffes de 4 anos e meio de Sócrates, que colocaram o país na miséria já nos chegam. As eventuais gaffes do seu percurso académico, profissional também não o recomendam. Portugal precisa de mudar!

Anónimo disse...

Lá que o Miguel tem sensatez naquilo que escreve, todos sabemos que é verdade.
Que o anónimo aqui acima venha dizer que o Sócrates colocou o país na miséria, é uma grande falta de sensatez, ou melhor, é uma trapaceira.
Gaffes? O Sócrates?
Sabemos que quem é hábil em gaffes, é a Manuela Ferreirta Leite pelo que se ouve, e se lê.
Portantio o seu a seu dono!
Ou será que de democrata tem pouco?
Não sei!
Querer privar o país de democracia 6 meses não o diz quem quer ser primeiro ministro,isso é conversa de tolinha.
Quanto à miséria:
Na miséria estavamos nós se lá estivessem os PSD, o Santana, já que o outro pirou-se para Bruxelas, e não auguro nada de bom se para lá fôr a MFL mais as suas ideias obsoletas.
Mete-se numa campanha sem programa eleitoral, e como não tem programa anda pelos cantos a dizer mal dos espanhois, nada mais tem para dizer.
Diz-se honesta, que gosta de transparência e verdade, e anda com o paspalho do João Jardim na Madeira a fazer campanha em carros oficiais, pago com o dinheiro dos contribuintes.
Isso é próprio de uma "sopeira" provinciana que põe o cu em qualquer carro para passear de borla.
Gosta da lisura e mete nas suas listas para a A.R. individuos a contas com a Justiça.
Cá para mim ela era capaz de ser razoável era como vereadora das finanças dos "Juntos por Aveiro" a ver se aquela gente começa a pôr as contas em dia.
Mas para isso até um competente comerciante ambulante, o fazia.
Gosto pouco de oportunistas que tentam meter veneno em assuntos que são transmitidos desinteressadamente e de boa fé.
Quem põe ovos em ninhos alheios, servindo-se do bom trabalho dos outros, é um grande cuco, e esses devem ir bugiar.