“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

10 outubro 2006

10 Outubro - 1 ano

10 de Outubro de 2005.
Iniciava assim a tarefa cívica do exercício do direito de cidadania, através da blogoesfera.
Embora por acaso, o acaso quis que, ao longo deste primeiro ano, muitas "batalhas" fossem travadas, acrescidas de outras descobertas de valores, convicções e pessoas mais ou menos anónimas ou com rosto definido.
Para alguns, esta realidade não passaria do boom da blogoesfera local no após eleições autárquicas.
No entanto, ao fim de um ano, a realidade do Debaixo dos Arcos ainda prevalece viva, com 480 post's - 19841 visitas - uma média semanal modesta de cerca de 60 visitas/dia. Para além disso, criou ramificações em Câmara Oculta, em Um Lugar no Pódio e em O Caminho de Emaús.
Foi esta a realidade construída por todos os que aqui "entraram": amigos, conhecidos, companheiros da blogoesfera, anónimos e "inimigos".
O espaço, manteve e manterá, enquanto existir, um estatuto editorial fundamentado no princípio do respeito, da democracia, do pluralismo, do confronto de convicções, do universalismo de conceitos sobre o mundo, o país e Aveiro.
Dum democrata-cristão (em desilusão acentuada), católico (não praticante), republicano (com afectividade monárquica), beiramarense (porque cagaréu), portista (porque pelo norte) e por exclusividade Aveirense.
Um espaço aberto a todos os que vêm por bem, mesmo dizendo mal.
A todos os meus sinceros parabéns.

40 comentários:

João Branco disse...

Parabéns, amigo!

Falta-te referir o nosso expressao onde como sabes ocupas um lugar de administador e elemento fulcral, nao obstante do blog partir de minha ideia...

Um abraço!

Terra e Sal disse...

Parabéns “Debaixo dos Arcos” que vim cá cumprimentar-te e desejar-te longa vida.
Não sei se serei eu o primeiro mas se não for serei o segundo ou terceiro, aqui qualquer lugar é bom, já que,temos o privilégio de entrar neste teatro da vida, que é o “Debaixo dos Arcos”
O meu abraço vai para o “seu pai”, o Miguel Araújo, “Migas”....
... Grande empreendedor, director, redactor, jornalista, repórter, impressor e distribuidor.
Durante um ano o “Debaixo dos Arcos” fez um trabalho de muito mérito, importante para Aveiro, para os Aveirenses, para toda a nossa região, para o país...
Foi importante o seu nascimento, valeu a pena, tem sido profícuo o seu trabalho.
Por isso merece, penso, o aplauso generalizado de quem por aqui passou.
Trouxe aqui de tudo, ninguém tem nada a reclamar, não fugiu a polémicas, foi sério nas suas propostas, tenham sido sobre religião que comentou mas não desrespeitou, tenha sido com os incêndios, a cultura, politica, misérias e farturas, guerras e paz.
O “Debaixo dos Arcos” foi e é, multifacetado e versátil
Creio que todos os temas importantes sobre Aveiro e a sua região por aqui passaram, as coisas “gordas” do país também como por exemplo, a educação e a saúde.
Teve um ano pródigo em tudo.
E de tudo o que por aqui passou através dos posts, admitiu, felicitações, “apupos” “aplausos” sentidos.
E as emoções também por aqui rondaram e com comoção foram tratadas.
Criou muitas vezes polémica, em algumas entrei eu, algumas vezes desastradamente, outras, penso, com mais tino, mas os dias nem sempre são iguais e os signos e as luas têm dessas coisas.
É uma casa onde nos sentimos bem porque cada um discute o assunto da maneira que entender desde que, civilizadamente.
Quando cheguei tinha ele já 3 meses bem aviados, e houve logo uma “pega” porque baptizou o Blog do Raul Martins como “Margem esquerda” e eu para o espevitar achei que se tivesse sido eu o “padrinho” o nome teria sido outro.
Depois imagine-se eu, simpatizante da esquerda mas esquerda mesmo, entender-me com um homem de direita.
Ou eu estou a ficar “gagá” ou ele diz-se de direita e tem um coração mesmo de esquerda, doutra forma não entendo.
Não me vou alongar Migas, sei que virão cá muitos abraçá-lo, você merece, o seu Blog é efectivamente uma referência.
Ele espelha a sua alma e mentalidade e é muito bom sabermos que embora sendo um “estafermo” de direita, é um homem sério, e procura ser justo.
Isso é que é importante, só por isso já vale a pena você andar por aqui com o seu SER e um dia vai ser recordado por o ter sabido Ser.
Longa vida para si e continue sempre com verticalidade a orientar o “Debaixo dos Arcos” o mérito está aí.
Mais um abraço de parabéns.
Terra & Sal

José Manuel Dias disse...

Parabéns pelo primeiro ano do Blogue!
Abraço

Pé de Salsa disse...

Muitos PARABÉNS!

Deve ser muito bom sentir, passado um ano, ter feito, com grande sucesso, o seu melhor, sempre com a intenção de contribuir para o BEM.

É muito bom termos, junto de nós, quem nos informe, não deixando escapar nada do que o rodeia.

O meu agradecimento ao Debaixo dos Arcos e um grande abraço ao Miguel.

Cristina disse...

muitos parabéns:)
continua, haja tempo e inspiração:):)

beijinhos

VerDesperto disse...

Ora muitos parabéns pelo aniversário! Não sou muito dada a aniversários, e embora este blog semi politico me passe às vezes ao lado (não porque seja apolitica, mas porque tenho preguiça mental para pensar em coisas sérias e... porque sou de facções diferentes das suas, quer clubisticamente (aquele símbolo que tem na página faz-me bastante impressão)) tenho-o como bastante critico ao mundo/cidade onde por agora vivemos.
Um abraço de felicidades para o segundo ano de "debaixo dos arcos"

Kafé Roceiro disse...

Parabéns, amigo!

Pedro Santos Cardoso disse...

Então parabéns e venha mais um ano!

Susana Barbosa disse...

Parabéns a você Miguel, e muitos anos de vida para o Debaixo dos Arcos!
Obrigada, pela parte que me toca, pelos parabéns que endereça a todos os que visitam a sua interessante casa. Como sabe não falho a oportunidade de o visitar diariamente. E por último parabéns ainda pela bonita fotografia que aqui colocou tirada "Debaixo dos Arcos", como não podia deixar de ser!
Um abraço

Anónimo disse...

Parabéns pela tua coragem e empenho. Prometo que este ano vou estar mais atenta.
Força!
Beijinhos
Helena Valente

Pedro Neves disse...

Parabéns sinceros. Venham mais 12 meses de post.

Arauto da Ria disse...

Parabens Miguel,não tenho dúvidas que foi um ano de muito trabalho e militância da sua parte. Como sabe a empatia entre nós gerou-se com naturalidade e apesar das diferenças de opinião, temos sabido conviver, porque acima de tudo você é um homem bom.Como é possivél ser de...hoje é festa e não digo mais nada a não ser apontar-lhe um pequeno defeito, è do Porto carago!Mas deixe lá, não se pode ter tudo bom.
Um grande abraço de parabens e continue por aqui, a informar e enriqecer-nos.

Anónimo disse...

Muitos parabéns!

Nuno M Almeida
http://arte-de-opinar.blogspot.com/

Al Berto disse...

Viva Miguel:

Parabéns, a blogosfera agradece a sua contribuição.
Não quero deixar de salientar a sua postura democrática nos diversos assuntos que são alvo de comentários.
Penso mesmo que a troca saudável de opiniões diferentes contribui de forma muito interessante para a formação de mentalidades mais sensatas e abertas á contradição.

Um abraço,

AC disse...

Que se passou com as minhas felicitações. Juro que fui o primeiro, desapareceu o meu comentário?
Sabotagem?
Um abraço e parabéns!

Carlos Martins disse...

Meu Caro Migas,

Quase que deixava passar a data...! Mas mais vale tarde que nunca, e sendo assim deixo lhe aqui os mais sinceros parabéns pelo primeiro ano de blog que é obviamente uma referência incontornavel na blogosfera aveirense.

Abraço!

Francisco Dias disse...

Caro Miguel,

Dizias num post anterior que ainda há uns tempos atrás me vias de calções e agora me vês grandinho. Pois bem, eu atrevo-me a dizer que vi este blog de fraldas e agora vejo um senhor blog :p

Força nisso!

Um abraço,
Francisco Dias

Migas (miguel araújo) disse...

João Branco
Claro que essa falha minha é imperdoável. Prometo-te recompensar.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Terra&Sal
Que dizer mais uma vez do agrado e imprescendível contributo e amizade?! Apenas obrigado por tudo o que até aqui aprendi, refutei, elogiei e critiquei. Quem sabe um dia, frente-a-frente, faleremos desses corações à direita ou à esquerda.
O blog não sei se é referência. Mas pelo menos tenta contribuir para algo, mesmo para aqueles que se sentiam donos da verdade e da blogoesfera local, do alto dos seus autismos. E sei que sabe a que me refiro.
Um abraço da direita com coração de...

Migas (miguel araújo) disse...

José Dias
Uma visita diária ao Cogir, faz-me ponderar actos, repensar princípios, metas, desafios e atitudes.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Pé de Salsa
Intimismos extraordinariamente espontaneanos e verdadeiros que visito todos os dias com excelente prazer.
Abraços

Migas (miguel araújo) disse...

Cristina
Recente descoberta da irreverência, de muitas verdades e de algumas intimidades. Mesmo que algumas temáticas nos coloquem em campos ligeiramente opostos.
Excelente o recém tema sobre a eutanásia ou o fim do sofrimento.
Beijos

José Pires F. disse...

Com a boa desculpa do desconhecimento, chego atrasado para te dar os parabéns, mas faço-o de boa vontade e com os melhores votos de te ver festejar outros.
Que a inspiração e a vontade de blogar te acompanhem.

Abraço.

Migas (miguel araújo) disse...

Helena.
Não se aborreça com a política.
Ela faz, quer queiramos quer não, a essência do nosso dia-a-dia.
E não acredito que seja assim tão preguiçosa.
Com tão belo trabalho artesanal produzido.
Apareça mais vezes.

Migas (miguel araújo) disse...

Kafé.
Sarabá Brasil.
Que melhores dias vos acompanhem por lá.
Um abraço para o outro lado.

Migas (miguel araújo) disse...

Aos Dolo Eventual
aqui representados pelo Pedro.
Obrigado.
espero que sim e faço votos para que a coluna da direita contiue a registar esse espaço de visita diária e obrigatória, porque referência excepcional.
Um abraço a todos

Migas (miguel araújo) disse...

Cagaréu&Ceboleiros.
É esse o meu princípio.
Postar com a qualidade dos meus princípios, convicções e modo de ver a vida e a nossa cidade.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Cara Susana
É engraçado que, mesmo com polémicas à mistura, a reciprocidade existe na visita ao seu espaço.
Pela sua forma de estar e de nos transmitir as coisas. Mesmo com a vida a passar-nos algumas rasteiras bem dolorosas. Coragem!
Só um reparo, que se transforma público: a foto de facto é bela. Mas não é minha. E o pior é que a copiei de um blog de Aveiro e já não sei qual. Ao seu titular as minhas sinceras desculpas.
Cmprimentos.

Migas (miguel araújo) disse...

Helena Valente
Obrigado amiga.
espero que sim, que estejas mais atenta por cá.
Eu prometo estar atento nas aulas.
Beijos

Migas (miguel araújo) disse...

Pedro Neves.
Pela cidade e pelo nosso burgo espero que sejam muitos 12 meses.
Obrigado. Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

caro Arauto
Bem vindo a esta "guerra". Fossem todas como esta e o mundo estaria muito, mas muito melhor.
E é claro que teria de haver empatia apesar das diferenças... pela nossa terra, pela cidadania, pela verdade. E não há homens maus... portanto eu tinha que ser bom.
Quanto ao FCP, primeiro Beira-Mar sempre.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

caro Nuno Almeida
Obrigado pela visita e pelos parabéns.
É com gosto que não perco uma visita e leitura atenta todo o "santo" dia. De facto o seu espaço é uma verdadeira arte de opniar. Tomara eu lá chegar.
Quem saberá... um dia talvez.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

caro José Mostardinha.
pena, meu caro, que a perspectiva da tertúlia não tnha tido melhor sorte.
Acredite que era algo de verdadeiramente interessante.
Quanto ao resto, o nosso encontro diário, aqui ou nos seus Estados reflectem tudo: respeito e pluralismo, com muita democracia à mistura.
Bem-haja
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Oh meu caríssimo Abel Cunha
Sossegue homem.
Que a sua gloriosa tarefa por Canelas já lhe devem dar muitas dores de cabeça.
Não crie mais uma com este meu post.
O primeiro, o segundo ou o último, não importa.
Tenho-o como uma companhia imprescindível. Quer pela sua personalidade, quer pelo prazer de aprender a recordar a vida, quer pela aproximidade que me ressurgiu em relação à Ria e à vizinhança de Aveiro, nomeadamente Canelas.
Um abraço amigo.

Migas (miguel araújo) disse...

Carlos Martins
Companheiro.
Saudades de tempos idos de militância acérrida.
Saudades dos tempos em que o exercício crítico e o da cidadania não se questionavam. Pura e simplesmente viviam-se. Com coração... com emoção.
Mas isso eram outros tempos. Por agora resta-me esperar e acreditar que o teclado não me foge por debaixo dos dedos.
Um forte abraço amigo

Migas (miguel araújo) disse...

Amigo Francisco.
Ou mlehor, deixando-nos de rodeios.
Chico.
É verdade, meu amigo.
Ainda me custa ver-te assim transformado homem. Não por ti, mas pela necessidade em não me tornar velho demasiadamente cedo.
E sem bem me recordo de ti em "calções".
Isto de facto cresceu. está grande, mas espero que assim continue.
Um grande abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Pires
Ainda sempre a tempo. Como a tempo, e bom tempo, descobri esse seu Futuro bem Presente, com uma presença dignificante.
Obrigado pela visita que é diariaente retribuída.
Cumprimentos

Migas (miguel araújo) disse...

Aos OUTROS
Aos que por aqui passam incognitamente, timidamente.
Aos que por aqui passam indiferentes.
Aos que por aqui passam com desprezo.
Aos que por aqui passam para mal dizer.
Aos que...
A esses o meu obrigado igualmente

José Raposo disse...

Muitos parabéns. Isto é dificil mas com paciência acabamos por conseguir.

Anónimo disse...

A todos enfim... SÁRÁBÁ!!!Até a democracia tem destas coisas.