Sobre tudo e mais alguma coisa deste rectângulo à beira mar plantado.
“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...
05 junho 2006
Chegou o Verão
Mais uma vez, o Verão chegou antecipado. Mas em força!
Mais uma vez as precauções, resumiram-se a estudos e propostas.
É isso, mais um verão que reflectirá a fraca consciência cívica de muitos portugueses.
Uns porque não limpam convenientemente as suas propriedades, outros porque são autênticos "terroristas" da nossa floresta não tendo pejo em atear-lhe fogo.
Também será um grande negócio para muitos que porventura alimentarão esta situação.
Já somos dois. O que me safa é que, no meu caso, é só uma e não muito grande.
Mas enquanto a fiscalização não fôr feita de forma eficiente e as multas pela não limpeza das florestas não apertarem, ficamos quase na mesma, pois uns limpam e outros não.
Meus caros ilustres companheiros Não acham que há aqui uma questão que me está a falhar. è que, na nossa sociedade, continuamos a ver os que se esforçam, que cumprem e que se calam, como os srs. "tótós". Se alguém diz alguma coisa ou se queixa são considerados da pior espécie. No entanto, conhecendo o vosso carácter de isenção e de civismo, acho que devem ser os primeiro a alertar as entidades competentes para a falta de cumprimento das normas e regras dos vossos vizinhos não cumpridores. Isto obviamente pela nossa maior riqueza que é a floresta portuguesa (mesmo cheia de eucaliptos). Cumprimentos aos dois
Hummmm! Cá para mim o Marechal sabe mais do que aquilo que diz, e devia dizer muito mais.
É bom meu Caro Marechal que o "pessoal" saiba e divulgue as razões principais de tantos incêndios.
Ande lá, faça alguns eslarecimentos, ou dê mais concretamente o seu ponto de vista, diga de sua justiça.
Sei alguma coisa de política florestal porque tenho um amigo que até me chamava curioso, porque não entende a minha curiosidade por essas coisas, aliás por tudo de que sei pouco, e sei muito pouco de tudo, que me vai dizendo algumas coisitas...
Não precisa de denunciar nada, se há alguma coisa a denunciar. Dê-nos a entender que depois o "juízo" cada um faz o seu, e tira as suas conclusões.
É um dever e um direito que lhe assiste e a nós também, a si, enquanto proprietário florestal, a nós, enquanto cidadãos usufrutuários do bem que ela nos proporciona.
Esse será um modo cívico de alerta, de educar, de fazer e ensinar politica florestal, que deveria ter e merecer toda a nossa floresta.
Cada vez temos temperaturas mais elevadas e daí que o problema dos incêndios se vá agravando.
Para além disso, as causas são muitas e inacreditáveis. Por muita precaução que haja por parte das entidades competentes, será muito difícil travar as mãos de tantos criminosos.
Para esses responsáveis por tantas desgraças (para os chefões)...só haveria uma maneira de acabar com eles...mas essa não é permitida!
Claro que me preocupo com as florestas e com os campos mas, muito em especial, com as pessoas que ficam sem as suas casas, sem os seus animais, sem os seus haveres para os quais trabalharam durante uma vida inteira.
Estejamos atentos mas este calor que este ano começou tão cedo, promete muita preocupação e medo.
É um bom tema para aqui ser discutido já que as pessoas que sabem "coisas" normalmente não as dizem, e este pode ser um eficaz meio de informação e de precaução.
Os incendios, as muitas centenas que temos todos os anos, dê de barato uma duzia deles aos tais incendiários criminosos que também contam para as estatisticas, isso é verdade.
O assunto é mais complicado do que pensamos, e há muitas considerações que se deviam levar em conta além dessas...
Triste esta forma de ser "à portuguesa". Triste conviver num país onde cabe tudo: falta de prevenção, falta de planeamento, falta de segurança, criminosos incendiários, corruptos, ingénuos e até, algumas boas pessoas. Pena que até às boas falte consciência cívica!
Ilustre comando destas bravas tropas. Meu caro Maréchal. Os bombeiros,carinhosamente apelidados de soldados da paz (e soldados tem a haver consigo, têm um poder desmedido e um lobing forte?! Esses mesmos que arrisam a própria vida para salvar as dos outros?! Valha-me o meu S. Gonçalinho!!! O meu caro chefe supremo, terá de se explicar melhor. Continências
Quando é que apostam na prevenção em vez do combate aos incêndios? Todos os anos vejo o governo a gastar dinheiro no combate aos incêndios quando esse dinheiro era melhor gasto na prevenção (na minha opinião). Quanto aos propietários, o governo podia limpar as nossas matas e florestas e mandar a conta para casa dos donos. E se eles se recusassem a pagar, ou aplicava-se uma multa (bastante elevada) ou uma pequena pena de prisão (para mim, os incêndios florestais são um crime).
Foram uns desabafos de quem chega a esta altura e vê as nossas matas a arderem.
São sempre os mesmos!!! è a pescadinha com rabo na boca, dizerem bem uns dos outros.Preocupem-se mais com o PNR que parece que passa tudo ao lado. É evidente que os fogos também são uma calamidade e ainda bem que há um Marechal, dono de algumas propriedades florestais, ( tenho inveja porque gostava de ter uma) que vai tratando delas. O problema, e tanto quanto se ouve, está na vizinhança.Se o meu vizinho tiver algo inseguro junto de mim tomaria as minhas providencias mas sérias.Segundo um comentador, este Marechal sabe mais do que diz!!!Isto e outros, são assuntos sérios para ficarem num blog de amizades. Denunciem mas á séria as situações.Que diabo, para que serve isto???( Talvez já denunciaram e estou aqui a fazer suposições)
...è que, na nossa sociedade, continuamos a ver os que se esforçam, que cumprem e que se calam, como os srs. "tótós". Se alguém diz alguma coisa ou se queixa são considerados da pior espécie... Muito bem Miguel, gostei muito de ler as tuas palavras, que não se aplicam somente ao assunto em referência! Tanto por aí se apregoa, que vivemos num país democrático, mas tudo leva a crer que, afinal não é bem assim... E que tal, voltarmos a falar de ética e deontologia??? Aí está um bom tema para tu explorares no teu blog! Um Abraço, deste cagaréu de gema, sem papas na Língua, e sem intenção de ofender, quem quer que seja!! Armando Regala
Ao último anónimo Sr. A. Regala.Nem sei se percebi!!Quem são os "tótós " e o que significa isso??? Devemos ou não queixarmo-nos ou, ficamos aqui no blog todos contentes pelo civismo e por "deontologia" não denunciamos???É isso?? Se quiser esclareça que lhe ficamos muito gratos.
Em relação ao Anónimo(a) que me pediu esclarecimentos àcerca do meu comentário, devo esclarecer o seguinte: Se fosse mais atento(a), teria reparado que o primeiro parágrafo do meu comentário, não é mais do que um excerto retirado do comentário feito pelo Sr. Miguel Araújo; Quanto ao esclarecimento que me pede, terei imenso prazer em prestá-lo, desde que saiba a quem o deva fazer. Acho que devemos ter a frontalidade de comentarmos qualquer tipo de assunto, sem nos escondermos no anonimato! Armando
Eu sou "ela" e loira, daí que não estava nem estou muito atento porque a cor do cabelo não muda. Eu não pedi esclarecimentos nenhuns, ao Sr. anónimo com qualquer nome.Limitei-me a sugerir que se o quiser fazer faça-o para todos nós, meia duzia,ou menos. Armando quê?? de Regala???Também anda aí um "PASSEIPORAQUIHOJE" QUE É "não anónimo" e por isso ATÉ NÃO FICA ESCONDIDO.o Sr que é Homem Armando(a) diga lá se quizer!!!
17 comentários:
Viva Miguel Araújo:
É isso, mais um verão que reflectirá a fraca consciência cívica de muitos portugueses.
Uns porque não limpam convenientemente as suas propriedades, outros porque são autênticos "terroristas" da nossa floresta não tendo pejo em atear-lhe fogo.
Também será um grande negócio para muitos que porventura alimentarão esta situação.
Cumprimentos.
Gostava que também falassem do negócio dos artigos para incêndio que os bombeiros compram.
Tb teria interesse.
Viva Maréchal Ney:
Já somos dois.
O que me safa é que, no meu caso, é só uma e não muito grande.
Mas enquanto a fiscalização não fôr feita de forma eficiente e as multas pela não limpeza das florestas não apertarem, ficamos quase na mesma, pois uns limpam e outros não.
Cumprimentos.
Meus caros ilustres companheiros
Não acham que há aqui uma questão que me está a falhar.
è que, na nossa sociedade, continuamos a ver os que se esforçam, que cumprem e que se calam, como os srs. "tótós". Se alguém diz alguma coisa ou se queixa são considerados da pior espécie.
No entanto, conhecendo o vosso carácter de isenção e de civismo, acho que devem ser os primeiro a alertar as entidades competentes para a falta de cumprimento das normas e regras dos vossos vizinhos não cumpridores.
Isto obviamente pela nossa maior riqueza que é a floresta portuguesa (mesmo cheia de eucaliptos).
Cumprimentos aos dois
António Silva
Não se acanhe.
esteja à vontade. Força com o tema. lance o mote que haverá quem lhe pegue.
Hummmm!
Cá para mim o Marechal sabe mais do que aquilo que diz, e devia dizer muito mais.
É bom meu Caro Marechal que o "pessoal" saiba e divulgue as razões principais de tantos incêndios.
Ande lá, faça alguns eslarecimentos, ou dê mais concretamente o seu ponto de vista, diga de sua justiça.
Sei alguma coisa de política florestal porque tenho um amigo que até me chamava curioso, porque não entende a minha curiosidade por essas coisas, aliás por tudo de que sei pouco, e sei muito pouco de tudo, que me vai dizendo algumas coisitas...
Não precisa de denunciar nada, se há alguma coisa a denunciar.
Dê-nos a entender que depois o "juízo" cada um faz o seu, e tira as suas conclusões.
É um dever e um direito que lhe assiste e a nós também, a si, enquanto proprietário florestal, a nós, enquanto cidadãos usufrutuários do bem que ela nos proporciona.
Esse será um modo cívico de alerta, de educar, de fazer e ensinar politica florestal, que deveria ter e merecer toda a nossa floresta.
Ou então no seu Blog explane, que nós aportamos.
Cumprimentos
Boa noite Miguel,
Chegou o Verão e também o terror.
Cada vez temos temperaturas mais elevadas e daí que o problema dos incêndios se vá agravando.
Para além disso, as causas são muitas e inacreditáveis. Por muita precaução que haja por parte das entidades competentes, será muito difícil travar as mãos de tantos criminosos.
Para esses responsáveis por tantas desgraças (para os chefões)...só haveria uma maneira de acabar com eles...mas essa não é permitida!
Claro que me preocupo com as florestas e com os campos mas, muito em especial, com as pessoas que ficam sem as suas casas, sem os seus animais, sem os seus haveres para os quais trabalharam durante uma vida inteira.
Estejamos atentos mas este calor que este ano começou tão cedo, promete muita preocupação e medo.
É um bom tema para aqui ser discutido já que as pessoas que sabem "coisas" normalmente não as dizem, e este pode ser um eficaz meio de informação e de precaução.
Cumprimentos.
Caro Pé de Salsa olhe que não, olhe que não!
Os incendios, as muitas centenas que temos todos os anos, dê de barato uma duzia deles aos tais incendiários criminosos que também contam para as estatisticas, isso é verdade.
O assunto é mais complicado do que pensamos, e há muitas considerações que se deviam levar em conta além dessas...
Cumprimentos.
Triste esta forma de ser "à portuguesa". Triste conviver num país onde cabe tudo: falta de prevenção, falta de planeamento, falta de segurança, criminosos incendiários, corruptos, ingénuos e até, algumas boas pessoas. Pena que até às boas falte consciência cívica!
Ilustre comando destas bravas tropas.
Meu caro Maréchal.
Os bombeiros,carinhosamente apelidados de soldados da paz (e soldados tem a haver consigo, têm um poder desmedido e um lobing forte?!
Esses mesmos que arrisam a própria vida para salvar as dos outros?!
Valha-me o meu S. Gonçalinho!!!
O meu caro chefe supremo, terá de se explicar melhor.
Continências
Quando é que apostam na prevenção em vez do combate aos incêndios? Todos os anos vejo o governo a gastar dinheiro no combate aos incêndios quando esse dinheiro era melhor gasto na prevenção (na minha opinião). Quanto aos propietários, o governo podia limpar as nossas matas e florestas e mandar a conta para casa dos donos. E se eles se recusassem a pagar, ou aplicava-se uma multa (bastante elevada) ou uma pequena pena de prisão (para mim, os incêndios florestais são um crime).
Foram uns desabafos de quem chega a esta altura e vê as nossas matas a arderem.
Saudações para todos.
O marchal gay é o máximo.
PASSEIPORAQUIHOJE
São sempre os mesmos!!! è a pescadinha com rabo na boca, dizerem bem uns dos outros.Preocupem-se mais com o PNR que parece que passa tudo ao lado. É evidente que os fogos também são uma calamidade e ainda bem que há um Marechal, dono de algumas propriedades florestais, ( tenho inveja porque gostava de ter uma) que vai tratando delas. O problema, e tanto quanto se ouve, está na vizinhança.Se o meu vizinho tiver algo inseguro junto de mim tomaria as minhas providencias mas sérias.Segundo um comentador, este Marechal sabe mais do que diz!!!Isto e outros, são assuntos sérios para ficarem num blog de amizades. Denunciem mas á séria as situações.Que diabo, para que serve isto???( Talvez já denunciaram e estou aqui a fazer suposições)
...è que, na nossa sociedade, continuamos a ver os que se esforçam, que cumprem e que se calam, como os srs. "tótós". Se alguém diz alguma coisa ou se queixa são considerados da pior espécie...
Muito bem Miguel, gostei muito de ler as tuas palavras, que não se aplicam somente ao assunto em referência!
Tanto por aí se apregoa, que vivemos num país democrático, mas tudo leva a crer que, afinal não é bem assim...
E que tal, voltarmos a falar de ética e deontologia???
Aí está um bom tema para tu explorares no teu blog!
Um Abraço, deste cagaréu de gema, sem papas na Língua, e sem intenção de ofender, quem quer que seja!!
Armando Regala
Ao último anónimo Sr. A. Regala.Nem sei se percebi!!Quem são os "tótós " e o que significa isso??? Devemos ou não queixarmo-nos ou, ficamos aqui no blog todos contentes pelo civismo e por "deontologia" não denunciamos???É isso?? Se quiser esclareça que lhe ficamos muito gratos.
Em relação ao Anónimo(a) que me pediu esclarecimentos àcerca do meu comentário, devo esclarecer o seguinte:
Se fosse mais atento(a), teria reparado que o primeiro parágrafo do meu comentário, não é mais do que um excerto retirado do comentário feito pelo Sr. Miguel Araújo;
Quanto ao esclarecimento que me pede, terei imenso prazer em prestá-lo, desde que saiba a quem o deva fazer.
Acho que devemos ter a frontalidade de comentarmos qualquer tipo de assunto, sem nos escondermos no anonimato!
Armando
Eu sou "ela" e loira, daí que não estava nem estou muito atento porque a cor do cabelo não muda. Eu não pedi esclarecimentos nenhuns, ao Sr. anónimo com qualquer nome.Limitei-me a sugerir que se o quiser fazer faça-o para todos nós, meia duzia,ou menos. Armando quê?? de Regala???Também anda aí um "PASSEIPORAQUIHOJE" QUE É "não anónimo" e por isso ATÉ NÃO FICA ESCONDIDO.o Sr que é Homem Armando(a) diga lá se quizer!!!
Enviar um comentário