“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

18 fevereiro 2006

Em vias de extinção!

Está para muito breve a colocação em prática do projecto de lei que prevê a redução e fusão de freguesiais com menos de 1000 recenciados e que pertençam a municípios com mais de 50000 eleitores.
O Concelho de Aveiro é um dos atingidos, sendo as freguesias de Eirol e S.Jacinto as referenciadas.
Sem querer polemitizar ou "ferir" susceptibilidades das pessoas em causa, parace-me, no entanto, pacífico que o processo de Eirol não traga muitas situações problemáticas, dada a proximidade a outras freguesias: Requeixo e Eixo, por exemplo.
Mas... e São Jacinto?!
Aqui o processo parace-me, de facto, menos pacífico. Não pelo bairrismo (obviamente um direito que assiste à população daquele local), mas pela situação geográfica daquela freguesia.

Já não basta o distanciamento físico, provocado pelo isolamento que a Ria teima em manter. Poderá surgir todo um conjunto de problemas comunitários com a única hipótese plausível que é a fusão com a freguesia da Vera-Cruz (situação aliás antigamente vivida).
Mas será, de facto, esta a única hipótese?!
E se Aveiro perder o exlíbris das dunas e da reserva natural para o Concelho da Murtosa?!
Será que é uma hipótese absurda?!
Será que basta umas notícias nos jornais ou uma simples manif para inverter uma situação tão real como a questionada?!
Aveiro e os aveirenses devem permanecer em alerta... por São Jacinto.

Sem comentários: