“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

09 janeiro 2006

Ainda a propósito

do caso EDP vs Iberdrola, destaque para o excelente (mais um) artigo do Dr. António Barreto no Público de ontem (8.01.2006 - sem link disponível). Um artigo a não perder, pela sua simplicidade, acutilância e clareza na análise.
Correndo o risco de algum descontexto(?) realce para conclusão do artigo, todo ele relacionado com a relação comercial, social e cultural entre Portugal e Espanha:
"Todos estes são sinais de que o mercado, o consumidor, o bom povo, a classe média e o utente ratificam a conquista. O agrado é generalizado. As vantagens para o consumidor indiscutíveis. É provável, como já se viu com o Corte Inglês, que os costumes portugueses, graças à influência espanhola, mudem mais rapidamente. A longo prazo? Não sabemos. O que acontecerá com as liberdades e a independência? Não sabemos. Para já, sabemos que eles são melhores e mais ricos. Porque trabalham para isso e defendem os seus interesses. E nós não. Nem uma coisa nem outra."
Por isso, é que cada vez mais portugueses passam férias em espanha, trabalham em espanha, estudam em espanha, tratam da sua saúde em espanha e compram em espanha.
Se a EDP tiver um concorrente directo no seio da sua gestão, não será melhor para o consumidor do que o actual arbítrio tarifário e enriquecimento empresarial à custa do esforço do contribuinte?!
Porquê tanto alarido, quando se esquece o que se passou com a Galp, a comunicação social, a banca, o ramo imobiliário e o comércio retalhista?!
Por nacionalismo balofo?! Ou por incompetência nacional?!

Sem comentários: