“Debaixo dos Arcos” foi, e ainda é, o primeiro blogue não virtual de Aveiro. Espaço de encontro, “tertúlia” espontânea, “diz-que-disse”, fofoquice pegada, críticas e louvores, ..., é uma zona nobre da cidade, marcada pela história e pelo tempo, onde as pessoas se encontram e conversam sobre "tudo e nada": o centro do mundo...

24 novembro 2005

O Primeiro Dia...

Dizia Sérgio Godinho em “O primeiro dia”: “hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”!
Há nas nossas vidas, muitos primeiros dias que marcam definitivamente o resto das nossas vidas. Por exemplo: o primeiro dia de aulas, o primeiro beijo, a primeira paixão, o primeiro cigarro, a primeira desilusão amorosa, o primeiro carro, o primeiro emprego, o primeiro salário, o primeiro…, o primeiro…
Para muitos jovens a possibilidade (seja aqui, em Espanha ou noutras paragens) de obter uma habilitação superior é um objectivo que se conquista, na maioria dos casos, com muito esforço, sacrifícios e ansiedade constante.
Alguns sabem o que significa passar pela experiência. Para quem não saboreia esse momento (alguns num verdadeiro sabor a desilusão) e vive perto de um ambiente universitário (como o caso de Aveiro) já presenciou a felicidade dos que conseguem ingressar no ensino superior, independentemente das perspectivas futuras.
Mas o que seria uma verdadeira festa, tem-se tornado, por essas faculdades fora, recentemente (meia dúzia de anos atrás) num verdadeiro suplício, trauma e desilusão.
Não me refiro ao preço dos quartos e apartamentos para alugar, nem às propinas máximas…
O que deveria servir, exclusivamente, para festejar a entrada dos novos alunos e enquadrá-los no meio universitário, têm-se revelado verdadeiros atentados ao bom senso, ao respeito e ao espírito académico.
Ao ponto de revoltar um ministro do ensino superior pelas piores razões e provocar nos estudantes a necessidade de criarem um movimento (cada vez com mais adeptos) anti-praxe.
A praxe não tem que ter um fim…
Deve ser racional, respeitadora e divertida… mesmo que não inocente.
DN – 22.11.05 e JN – 22.11.05

Sem comentários: